A automatização por meio dos chatbots está transformando diversos processos empresariais, seja no atendimento ou até mesmo em rotinas financeiras. E além de otimizar a realização de tarefas e aprimorar os resultados nos setores em que é implantado, um outro importante benefício com esta tecnologia é que chatbots podem reduzir custos no seu negócio.
Afinal, qual empresa não tem entre as metas a diminuição de seus custos? Uma redução de gastos é uma medida sempre bem-vinda, não é mesmo? Mas, como ela é possível com a implementação dos chatbots? Isso acontece, principalmente, porque a implementação dos chatbots tem como consequência o aumento da produtividade.
Então, vamos entender no detalhe de quais formas os chatbots podem reduzir custos no seu negócio. Mas, se você também quer entender melhor sobre como essa tecnologia funciona e pode ser usada na sua empresa, pode acessar o nosso conteúdo sobre o assunto clicando aqui.
O primeiro ponto para analisar no sentido de como os chatbots podem reduzir custos é o atendimento. O motivo principal é que os bots podem fazer atendimentos simultâneos e 24 horas por dia, durante todos os dias da semana.
Ou seja, todos os dias, em qualquer horário o seu cliente será respondido. Para oferecer este atendimento ininterrupto com uma equipe demandaria uma grande operação para que pudesse funcionar.
Dessa forma, os chatbots podem atender de forma automática solicitações variadas, por exemplo, consultas bancárias, emissões de guias de pagamentos, reservas de mesas em estabelecimentos, respostas a dúvidas de preços, entre outros pontos. Um profissional atendente faria estas tarefas, mas com o uso da solução, o time poderá focar em demandas mais específicas do cliente. Assim, a equipe de SAC pode concentrar-se em atividades mais complexas, otimizando o tempo e resultados.
Um dos benefícios do uso de chatbots no atendimento é ter todas as informações dos clientes em um banco de dados. Então, quando o cliente solicitar informações prévias será possível responder de forma clara, objetiva, rápida e efetiva, pois o chatbot dificilmente erra. Ou quando o problema for muito complexo, ele irá direcionar para o atendimento humano, evitando o retrabalho de um atendente começar todo o processo de novo.
Dessa forma, o chatbot elimina as chances de um profissional atendente precisar refazer conferências de informações, ou de possíveis erros de anotação, por exemplo.
Como comentamos no primeiro tópico, montar uma infraestrutura para atendimento 24 horas com uma equipe de profissionais, demanda muitos custos, como telefonia, questões trabalhistas de todas as pessoas envolvidas, entre outros gastos que você deve imaginar. E todo o suporte oferecido pelo chatbot é feito via aplicativos ou integrado a sistemas digitais, o que leva a reduzir custos na infraestrutura.
Se você possui um SAC ou uma central de atendimento focada em cobrança, sabe que o processo de cobrança de dívidas é um dos trabalhos mais recorrentes e difíceis de fazer, além de significar um gasto alto com ligações e envio de mensagens sem resposta. No entanto, os chatbots podem reduzir custos nessas tarefas, ainda com agilidade e eficiência.
Principalmente pois o uso da solução resulta em um processo mais facilitado operacionalmente, além de que o cliente não fica constrangido com a abordagem de um atendente humano, e a empresa economiza em notificações e no gasto com central de atendimento.
Além do uso de chatbots reduzir custos operacionais e econômicos, eles também atuam no processo de vendas e geram novas oportunidades de negócios. Por exemplo, além de automatizar a troca de mensagens e deixar o atendimento mais fluido e fácil, o uso de chatbots também vai permitir tornar automático o envio de promoções e/ou oferecer serviços no momento oportuno da conversa.
Enfim, além de reduzir os custos, o chatbot pode integrar as estratégias de comunicação de uma forma assertiva e facilitar a mensuração dos resultados, sendo uma solução vantajosa para o seu negócio.
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