Chatbot na cobrança: envio de lembretes podem reduzir atrasos de pagamentos

A inadimplência é um dos principais problemas da saúde financeira nos negócios. Mas a tecnologia pode ser uma aliada para reduzir o número de pessoas com uma dívida em aberto. Para isso, uma boa solução é o uso de chatbot na cobrança, realizando o envio de lembretes sobre o vencimento de boletos e prazos, visando reduzir o atraso de pagamentos. 

Essa é uma forma de diminuir a cobrança por inadimplência posteriormente, que convenhamos, não é uma atividade fácil e confortável. Afinal, em muitas situações não há como ter ciência da real condição em que o devedor se encontra.

Assim, usar chatbots na cobrança é uma forma de aplicar a tecnologia para ajudar no setor financeiro da sua empresa. Neste conteúdo você vai compreender como o uso da tecnologia impacta o setor financeiro e quais as vantagens de usar os chatbots na cobrança, além da redução da inadimplência, como já mencionamos. Continue a leitura!

Como a tecnologia impacta o setor financeiro?

Para se ter uma noção de como a tecnologia impacta o setor financeiro, existe uma pesquisa da Febraban de Tecnologia Bancária de 2020, que mostra que as instituições financeiras no Brasil investiram R$25,7 bilhões em tecnologia no ano do levantamento. Um número que representa um crescimento de 8% em relação a 2019.  

Claro que esses dados devem ser analisados pensando na pandemia que acelerou a necessidade de adaptação ao meio digital, porém mesmo antes do cenário pandêmico, os consumidores já buscavam cada vez mais soluções práticas para situações do dia a dia, como as transações bancárias, por exemplo. E essa tendência veio para ficar.

Assim, os usuários frequentes e contratantes de várias modalidades de serviços bancários aumentaram. Os números desse tipo de usuário cresceram 113%, e em relação ao índice daqueles que usam o internet banking, o aumento foi de 47%.   

Dessa forma, à medida que o setor bancário evolui e acompanha as tendências do mercado, as ferramentas digitais estão substituindo as metodologias presenciais, principalmente porque os clientes e usuários estão cada vez mais exigentes quando o assunto é comodidade e agilidade do dia a dia.

Outro dado desta pesquisa que trata do uso de tecnologias, e mostra que as instituições financeiras já têm consciência da importância de utilizar soluções, como chatbots, é que a inteligência artificial lidera (93%) entre as prioridades de investimentos das instituições bancárias, sobretudo para atendimento ao cliente. 

Chatbots na cobrança

Para o time de atendimento é perca de tempo responder perguntas repetitivas e lembrar do vencimento de pagamentos. E além de comprometer a produtividade, essas tarefas geram altos custos operacionais. Por isso, quando falamos de chatbot na cobrança, podemos destacar também a redução de custos como benefício dessa prática.

E quando o assunto é solucionar problemas financeiros, dependendo do problema, tanto o consumidor, quanto o setor de atendimento passam por uma experiência desgastante. E como resultado disso, há grandes chances de proporcionar uma experiência negativa para o cliente e impactar o relacionamento dele com a sua marca. E aqui está outra vantagem do negócio do uso de chatbots na cobrança, evitar o desgaste da equipe e oferecer retorno assertivo e ágil para deixar o cliente satisfeito. 

Resumindo, o uso de chatbots proporciona versatilidade e praticidade no atendimento, pois: 

  • você tem 24h de atendimento, 7 dias por semana; 
  • proporciona eficiência na análise de dados;
  • maior aproveitamento das habilidades e do tempo dos colaboradores;
  • possibilita uma cobrança feita de forma mais coerente e regular. 

Com isso, o consumidor fica menos desconfortável, agiliza processos e pode dedicar mais atenção às interações mais “complicadas”. Pois quando se reduz o volume de consultorias feitas necessariamente por atendentes humanos, diminui também a espera para sanar questões mais simples e qualifica os serviços mais complexos, aqueles que exigem uma atenção “especial”.

Assim, os chatbots são ferramenta para melhorar a experiência do cliente no atendimento. E uma boa maneira de transformar o atendimento do setor financeiro e ainda aprimorar os resultados da área, é usar os chatbots na cobrança.

Lembretes podem reduzir atrasos de pagamento

Sabe aquele SMS da operadora do cartão, ou da operadora do telefone celular “Ei, lembre-se de pagar sua fatura hoje?”. Então, esses lembretes podem ser uma valiosa estratégia para reduzir atrasos no pagamento. Afinal, se o seu cliente estava esquecendo de quitar o boleto dele, vê essa mensagem e consequentemente se lembra de pagar a fatura. 

E se você logo já pensou que adotar essa medida vai impactar na rotina da sua equipe de atendimento e dar muito trabalho, saiba que é justamente nessa etapa que os chatbots na cobrança vão auxiliar. Com o uso da solução, esse processo de envio de lembretes será automático e não demandará horas para levantamento de informações de pagamentos em atraso e envio de inúmeras mensagens. 

A estratégia é aplicada e a produtividade da equipe não é impactada, pelo contrário. Sem contar que com o processo automatizado por meio do uso de chatbots na cobrança, você ainda reduz os riscos de erros. Imagine cobrar um cliente que está com a situação em dia e já quitou a sua fatura? 

Outro ponto que merece atenção nessa estratégia é a periodicidade do lembrete. Tenha em mente que o objetivo do SMS não é ser chato. Não precisa enviar 10, 20 mensagens por dia lembrando do pagamento, é um lembrete singelo. Até porque é impossível encontrar alguém que não esteja no telefone o dia todo, assim é bem provável que o cliente irá ver o SMS logo que ele chegar. 

Conclusão

Se a estratégia do chatbot na cobrança com o envio de lembretes for bem-sucedida, as mensagens conseguirão fazer com que os clientes que poderiam atrasar o pagamento por conta de esquecimento, falta de planejamento e outros motivos remanejáveis, fiquem em dia com o pagamento.  

Ou seja, o envio de lembretes via SMS tem como objetivo evitar que o cliente entre na inadimplência e sua empresa tenha gastos ainda maiores com cobranças indesejadas.

Para colocar em prática essa medida e garantir melhores resultados para o seu negócio, o primeiro passo é contar com uma solução que permita implementar o uso de chatbots. E nisso a gente também pode te ajudar! A nossa plataforma de atendimento digital inteligente, a Neppo Omnichannel, vai transformar o atendimento do seu negócio e possibilitar ter o envio de lembretes de cobrança como estratégia. Deixe o seu contato aqui que nossos especialistas vão falar com você. 

 

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