Chatbot para finanças: quais as vantagens de usar a tecnologia em organizações financeiras?

Bancos, fundos financeiros, agências de cobrança, empresas de investimento ou qualquer outra organização do segmento financeiro podem otimizar sua rotina com o uso da tecnologia. Implementar o chatbot para finanças também é um ótimo negócio para as instituições do setor.

Afinal, os bots podem facilitar a execução de muitas operações, em diferentes áreas do negócio, principalmente no atendimento. Isso porque o chatbot é um software que usa inteligência artificial e pode decifrar perguntas escritas, executar consultas em um banco de dados e assim responder às solicitações recebidas.

Outro ponto, é que mesmo que a implantação dos assistentes virtuais seja mais comum em estratégias de atendimento, o uso do chatbot no ramo financeiro vem ganhando espaço dentro das empresas da área. Só para ter uma ideia, quantas vezes você já não recebeu ligações ou mensagens de cobrança, automaticamente?

Pois é,  o uso dos chatbots para finanças podem fazer toda a diferença na estratégia da empresa e ajudar no processo de desenvolvimento. Vem ler para entender mais!

Como a tecnologia impacta o setor financeiro?

Para se ter uma noção de como a tecnologia impacta o setor financeiro, existe uma pesquisa da Febraban de Tecnologia Bancária de 2020, que mostra que as instituições financeiras no Brasil investiram R$25,7 bilhões em tecnologia no ano do levantamento, o que representa um crescimento de 8% em relação a 2019.  

Claro que esses dados devem ser considerados pensando na pandemia, ou seja, o investimento foi feito devido a alteração no modo de consumo. Dessa forma, houve uma transformação na forma como as empresas, principalmente as do setor financeiro, começaram a inovar.

Por exemplo, os usuários frequentes e contratantes de várias modalidades de serviços bancários aumentaram. Os números desse tipo de usuário cresceram 113%, e no internet banking, o aumento foi de 47%.   

Assim, à medida que o setor bancário evolui e acompanha as tendências do mercado, as ferramentas digitais estão substituindo as metodologias presenciais, principalmente porque os clientes e usuários estão cada vez mais exigentes quando o assunto é comodidade e agilidade do dia a dia.

Outro dado desta pesquisa que influencia diretamente no uso de tecnologias, e assim, no uso de chatbot para finanças, é que a inteligência artificial lidera (93%) entre as prioridades das instituições bancárias, sobretudo para atendimento ao cliente. Então, é aí que entram os chatbots.  

Vantagens de usar chatbot para finanças

Diante do cenário em que vivemos, com o consumidor cada vez mais conectado, é inevitável se adaptar e aprimorar as tecnologias utilizadas para atender ao cliente de maneira satisfatória.

Mas, mais do que cuidar para que o usuário tenha uma experiência positiva, o uso das soluções tecnológicas também será favorável para deixar os processos da instituição mais descomplicados. Separamos algumas vantagens do uso de chatbots para a área de finanças.

Atendimento ao cliente aprimorado

Como qualquer outra empresa, o atendimento ao cliente é uma das prioridades das instituições financeiras. E quando não se utiliza a tecnologia como aliada, pode acontecer uma sobrecarga deste departamento, por exemplo, com alta demanda de soluções em aberto, resultando em clientes não satisfeitos.

Por isso, ao utilizar o chatbot para finanças, essas solicitações podem ser facilmente resolvidas. Pois, ao implantar um chatbot financeiro para realizar o atendimento do seu público, você pode automatizar os procedimentos e assim, ganha agilidade.

Além disso, com o uso de um assistente virtual, seu atendimento fica disponível 24 horas por dia e pode manter diversas conversas simultâneas. As vantagens vão para além disso, possibilitando tornar automáticas ainda outras demandas, como:

  • Respostas a dúvidas frequentes;
  • Consultas de saldos e extratos;
  • Fornecer posição financeira;
  • Emissão de títulos;
  • 2ª via de boletos;
  • Envio de confirmações de pagamento;
  • Renegociação de vencimento.

E é válido reforçar que ao utilizar chatbot para finanças, ele  pode ser implantado em diferentes canais em que seu público está presente, como sites, redes sociais e aplicativos de troca de mensagens, como o WhatsApp, por exemplo.

Recuperação de valores e clientes inadimplentes

Outra vantagem que queremos trazer é o uso de chatbot na área de finanças para recuperação de valores relacionados a clientes inadimplentes. Os bots são capazes de coletar informações fornecidas pelo inadimplente, e assim tornar os dados mais fáceis de serem encontrados e utilizados.

Também podem compreender as razões pelas quais este não realizou o pagamento, e assim criar oportunidades reais de conciliação, possibilitando outras formas além das ligações incessantes, que não geram uma solução ideal do problema.

Até porque clientes inadimplentes têm uma tendência a se recusarem a falar sobre as suas dívidas com outras pessoas. Assim, boa parte deles rejeitam ligações e não respondem as mensagens de atendimentos humanos.

E quando o contato é com uma assistente virtual torna toda a situação menos constrangedora para o usuário, deixando-o mais confortável e aberto a resolver suas pendências.

Como implementar o chatbot para finanças

Conhecidos os benefícios dos chatbots para a área de finanças, então como colocar em prática? Nisso a Neppo pode te ajudar.

Nossa plataforma de atendimento digital, a Neppo Omnichannel, permite que você implemente o uso de chatbots no seu negócio, ainda aliado com o atendimento humano. Na ferramenta, chatbots e atendentes trabalham juntos para garantir rapidez e assertividade na conversa com o consumidor.

Essa combinação será necessária, por exemplo, para atendimentos mais complexos. O chatbot otimizará muito o dia a dia dos colaboradores respondendo a perguntas e resolvendo questões de rotina, mas em um caso de um atendimento mais complicado, em que será inevitável ter o contato com alguém da equipe, o cliente será redirecionado e o atendente segue a tratativa também na plataforma.

Além disso, diversas outras vantagens para o negócio podem ser aproveitadas, como a integração dos canais de contato com o consumidor e até time interno, a geração de relatórios completos para melhorar a tomada de decisão a fim de traçar as estratégias do seu negócio, e muito mais.

Faça um teste gratuito para ver na prática a melhoria dos seus processos. Deixe o seu contato aqui que vamos falar com você.

 

 

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