4 vantagens de usar o chat commerce

Empresas, principalmente as que utilizam e-commerce, devem se atentar a experiência do cliente e o relacionamento que querem cultivar com o consumidor em sua loja virtual. E um dos meios para alcançar a excelência nesse aspecto é utilizar chat no e-commerce, ou melhor, o chat commerce. 

Isso porque uma pesquisa da Forrester, mostra que 41% dos consumidores digitais já esperam um chat para atendimento em um e-commerce. Ou seja, o cliente quer facilidade na hora de buscar atendimento em sua loja virtual. Outra pesquisa, realizada pelo Facebook, Facebook QI, mostrou que 65% dos consumidores preferem comprar em uma e-commerce que possua um chat para contato. 

Assim fica bem nítido que o cliente sente a necessidade de entrar em contato com a empresa de forma rápida e fácil. E mesmo que ele não vá fazer esse contato, ter a percepção de que será respondido caso necessite tirar alguma dúvida, por exemplo, é fundamental para que ele se sinta mais seguro, e consequentemente finalize a jornada de compra. 

Por isso, se você ainda não utiliza o chat, deve repensar as estratégias de comunicação com o cliente em seu e-commerce. No conteúdo de hoje, vamos te explicar o que é o chat commerce e quatro vantagens para você não ter dúvidas de que deve incluir a ferramenta na sua loja virtual. 

Vamos?! 

O que é chat commerce?

De uma maneira objetiva, o chat commerce é mais uma opção de canal de vendas. Um meio para potencializar as chances do consumidor finalizar a compra na sua loja virtual, e assim evitar que aconteça o conhecido abandono de carrinho

Porém, a ferramenta serve também para comunicação, algo que agregará valor ao seu atendimento com o cliente. 

Por exemplo, você está em uma loja virtual procurando uma Camiseta Branca do tamanho GG e não encontrou todas as informações que necessita. Quando o e-commerce possui a aba de chat, o cliente se sente seguro para entrar em contato e fazer perguntas que irão ajudar na finalização da compra. 

Assim também podemos dizer que o chat commerce tem como objetivo trazer a tecnologia como uma forma de transformar a experiência do cliente no seu negócio. 

Através do chat, os consumidores podem tirar dúvidas sobre preços, produtos e serviços, que serão respondidas instantâneamente. Além disso, esse canal de comunicação é uma forma de estar presente na rotina do cliente, onde ele precisar. 

Agora que entendemos como o chat commerce funciona, vamos passar para as vantagens da ferramenta na sua loja virtual. 

Quais as vantagens do chat commerce?

Como já pôde compreender, uma ferramenta de chat tem como objetivo permitir que o visitante do seu site entre em contato de forma rápida e simples sem sair do ambiente virtual. São inúmeras vantagens, mas separamos quatro para você compreender melhor: 

Vantagem n° 1: Aproximação com o cliente

Não é novidade que os clientes estão mais exigentes, por isso, ter o atendimento disponível necessitando que ele dê apenas poucos cliques, muda completamente a sensação ao realizar uma compra. Quando decidido pela compra final, o cliente quer concluí-la com urgência. 

Diante disso, um atendimento em tempo real garante a satisfação deste consumidor, que espera receber uma resposta rápida. Algo que, consequentemente, impactará no interesse deste usuário pela empresa.

Ter um chat commerce transmite aos consumidores a percepção de marca próxima e que possui um acesso mais facilitado. Desse modo, se o cliente tiver qualquer dúvida, ele a esclarece sem nem precisar sequer mudar de tela. E assim, mais vendas são concluídas.

Vantagem n° 2: Marca humanizada

Credibilidade e profissionalismo: são as características que o seu negócio pode adquirir ao dispor de um chat commerce para os seus clientes. Vale até apostar em respostas personalizadas, para se destacar da concorrência e ganhar o coração do público. 

Além de que, as respostas personalizadas trazem humanização da marca. Para o cliente, entender que existe uma pessoa real por trás da empresa proporciona segurança e conforto. 

O cliente irá confiar na sua marca não só para aquisição de produtos e serviços, como também para solução de problemas. A comunicação é importante e irá tornar os seus clientes fiéis à sua marca. 

Vantagem n° 3: Economia de tempo

Sendo bem objetivo nesse tópico, usar o chat commerce otimiza o tempo do seu time de atendimento, pois permite que eles atendam mais de uma pessoa por vez. Além de facilitar e agilizar a comunicação entre a empresa e o consumidor. 

Outro ponto, é que o atendimento ainda pode ser acelerado com a ajuda de chatbots, facilitando a rotina dos atendentes, e até melhorando a experiência dos clientes. Assim você não deixa o consumidor esperando e possui uma resposta rápida, simples e objetiva.  

Vantagem n° 4: Ajuda na conversão de vendas

Já falamos aqui, mas ao se tratar de resultados, é sempre bom reforçar. Que tal a oportunidade de maximizar os canais de venda, oferecendo um atendimento mais amplo e presente na rotina do cliente por meio do chat commerce? É uma estratégia que aproxima o cliente da sua marca. 

Dessa forma, é possível aumentar suas vendas de uma maneira considerável, pois com a marca presente no atendimento do cliente e mais próxima com a jornada de compra, será difícil para o consumidor não fechar a compra. 

Como ter um chat commerce otimizado?

Com vantagens tão significativas, não restam dúvidas da importância de adotar o chat commerce na sua loja virtual. Mas, é importante lembrar que não basta apenas oferecer o menu para que o cliente envie mensagens, é necessário ter um atendimento de qualidade, com retornos assertivos para o consumidor. 

E como você já percebeu, um chat pressupõe retornos instantâneos para o cliente. Portanto, as respostas devem ser dadas com muita rapidez. Até porque a economia de tempo é um dos benefícios do uso da ferramenta.

Mas, não precisa imaginar que agregar mais um canal de atendimento para a sua empresa signifique ter muito mais trabalho. Tem soluções que facilitam a rotina da equipe que vai lidar com os consumidores na loja virtual e ainda integram este canal aos outros que já usa. 

Uma plataforma de atendimento digital ao cliente é uma forma de ter um chat commerce otimizado. Inclusive, apostar em um software com essa função é que permitirá o uso de chatbots para garantir um atendimento ágil e assertivo.

Conheça a solução da Neppo, a Neppo Omnichannel, que permite fazer a gestão de todos os canais de atendimento no mesmo lugar, integrar com sistemas de gestão e adotar o uso de bots. Faça um teste grátis da plataforma e entenda na prática como o seu negócio vai ser potencializado. Basta deixar o seu contato aqui que vamos falar com você. 

 

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