Não é novidade para ninguém que fazer a gestão de um negócio não é fácil, mas contar com uma boa gestão de dados permite que os tomadores de decisão desenvolvam estratégias relevantes e mais assertivas para a evolução da empresa. E uma forma de melhorar esse desenvolvimento é adotar a estratégia de manter uma carteira de clientes.
A carteira de cliente contribui para otimizar resultados do seu negócio, gerando mais organização e eficiência para o seu projeto. Além de permitir que o time de vendas desenvolva o relacionamento com o cliente de forma assertiva, entendendo seu comportamento e antecipando suas necessidades.
Bom, mas que tal entender sobre o assunto e como tudo isso irá funcionar na sua empresa? Neste conteúdo vamos explorar o conceito de carteira de clientes, entender como montá-la de forma estratégica e aprender como monitorá-la para garantir relacionamentos duradouros e lucrativos.
Uma carteira de clientes representa o conjunto de clientes ou compradores com os quais uma empresa mantém relacionamentos comerciais. Ela abrange não apenas clientes atuais, mas também clientes potenciais que demonstraram interesse nos produtos ou serviços da empresa.
Por exemplo, quando um cliente compra de você todos os meses, ou seja faz negócios com regularidade, se trata de uma carteira de clientes ativa. Esses são os clientes que você deve manter um relacionamento constante, pois são eles que geram lucro para o seu negócio. Já quando esses consumidores não retornam ou simplesmente deixam de comprar, dizemos que são clientes inativos, e é neles que o comercial pode dar uma atenção maior, para se transformarem em clientes ativos.
Por último, existem os possíveis compradores, os chamados clientes potenciais. Como mencionamos anteriormente, esses são os que já demonstraram interesse mas nunca compraram e não tem nenhum relacionamento com a marca. Neste grupo é importante manter as informações atualizadas na carteira de clientes para entender quando mandar promoções de primeira compra e até mesmo apresentar sua empresa para a marca.
Montar uma carteira de clientes eficiente é uma tarefa que envolve estratégia e dedicação, e o caminho para criar a sua própria é por meio da prospecção de clientes. Ou seja, o foco da sua estratégia deve ser captar os clientes e manter a fidelidade deles.
Vamos a algumas estratégias para você realizar na sua empresa e construir sua carteira de clientes:
Monitorar sua carteira de clientes é tão importante quanto montá-la corretamente. Até porque é com esse acompanhamento que você irá entender quais estratégias utilizar, como por exemplo, promoções de primeira compra, entre outras maneiras de conquistar os tipos de clientes existentes na carteira.
Mas então, qual a melhor forma de monitorar sua carteira de clientes?
Uma carteira de clientes bem gerenciada é um ativo necessário para qualquer empresa. Ela não apenas garante receita constante, mas também cria defensores da marca e promotores boca a boca.
Montar e monitorar sua carteira de clientes de forma estratégica é fundamental para o sucesso nos negócios modernos. Lembre-se de que, no mundo digital de hoje, a qualidade da relação com o cliente é o que faz a diferença.
Assim, entendendo o que é carteira de clientes, como criar e gerenciar uma, chegou a hora de tomar uma decisão em prol do futuro da sua empresa. Como elevar o seu relacionamento com o cliente em um novo nível?
Para completar as dicas sobre gestão de carteiras de clientes, vamos te indicar uma ferramenta que vai permitir ter suas carteiras organizadas no mesmo sistema em que realiza os atendimentos aos seus públicos. Com a nossa solução de atendimento digital inteligente, a Neppo Omnichannel, seu negócio potencializa o relacionamento com os clientes e ainda facilita a gestão do negócio.
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