Como preparar sua empresa para campanhas sazonais e as principais datas

As datas comemorativas são ocasiões que movimentam muito o mercado. Consumidores estão mais dispostos a fazer compras, e as empresas precisam saber aproveitar este momento para impulsionar suas vendas e alcançar melhores resultados. Para isso, planejar boas campanhas sazonais tendo em vista estes períodos deve ser uma aposta.

Black Friday, Natal, Dia das Mães e Dia dos Namorados são algumas destas datas em que a procura por produtos e serviços por parte dos consumidores tende a ser maior. Por isso, ações estratégicas de marketing e vendas para estes períodos, e outros que também constam no calendário, devem estar no planejamento do seu negócio.

Para ter mais uma ideia da relevância das campanhas sazonais, as vendas do varejo cresceram 10,5% no Natal de 2022, comparando em relação à data no ano anterior, de acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA).

Então, vamos entender mais sobre a importância de trabalhar essas datas e quais as mais relevantes para ter no seu planejamento.

Qual a importância de trabalhar as datas comemorativas?

Como já te adiantamos, as datas comemorativas e suas respectivas campanhas sazonais, quando ocorrem, são responsáveis por causar um aumento no consumo. Nestes períodos do ano, consumidores estão mais propensos a comprar, e assim, seus potenciais clientes têm mais predisposição para conhecer propostas.

E o que é muito comum nestes momentos é a busca por produtos ou serviços para presentear alguém diante da data. Inclusive, uma pesquisa realizada pela Ipsos mapeou o humor dos consumidores visando entender o que isso significa para o marketing. Um dado interessante chama a atenção: 80% dos brasileiros têm a intenção de fazer alguma coisa para eles mesmos ou para outras pessoas em 2023.

Portanto, estimular os consumidores nestas datas que são muito utilizadas para demonstrar afeto e carinho pelo outro, é uma grande oportunidade de elevação das vendas e incremento para os resultados dos negócios.

Mas, de nada adianta ter muitos clientes em potencial em busca de um produto ou serviço que você tem em seu portfólio se não conseguir chamar a atenção dele, não é mesmo? Então, saiba quais as principais datas para o mercado e confira dicas para se preparar.

Quais as principais datas para desenvolver campanhas sazonais?

Cada segmento tem suas particularidades e nem toda data comemorativa poderá ser aproveitada. Por isso, é necessário dedicar um tempo para levantar as possibilidades para o seu negócio, identificando seu público-alvo e as ofertas disponíveis para compreender o que mais faz sentido para sua empresa. Confira algumas das principais datas para se trabalhar:

Carnaval

A data da festa mais popular do Brasil é variável entre os meses de fevereiro e março. Sendo um dos principais feriados do país, o setor de viagens é um dos mais aquecidos. Além dos pacotes de turismo, a demanda também cresce e a data pode ser muito aproveitada por negócios que oferecem artigos de fantasia e de beleza para aqueles que vão aproveitar a folia. Por fim, o setor de eventos também fica mais movimentado, com a realização de diversas festas pelo Brasil.

Dia da Mulher

O Dia da Mulher é celebrado no dia 8 de março, e ao preparar peças para a divulgação relacionadas à celebração, é muito importante ter atenção à real importância dessa data. As comunicações para o período devem visar reforçar o poder feminino e a luta contra a violência, por exemplo.

Dia do Consumidor

O Dia do Consumidor é uma possibilidade para inúmeros setores reaquecerem as vendas no mês de março. Comemorada no dia 15, a data é uma oportunidade para fortalecer a relação com o público. Neste período, as práticas mais comuns são o envio de comunicações personalizadas, envio de ofertas exclusivas, condições especiais para venda.

Dia das mães

Celebrado no segundo domingo do mês de maio, o Dia das Mães é uma data muito emocional e a busca por presentes para as mamães é o que fomenta este período. As oportunidades vão além das empresas que oferecem artigos femininos, e neste caso, o setor de eletrônicos também têm alta procura.

Dia dos Namorados

O dia 12 de junho é voltado para celebrar o amor, com isso casais procuram produtos ou serviços para presentear a pessoa amada. A data é indispensável no planejamento de empresas do ramo da moda, flores, acessórios e alimentos.

Dia dos Pais

Assim como o Dia das Mães, o Dia dos Pais é celebrado no segundo domingo do mês, mas de agosto. A procura por artigos para presentear os papais com criatividade é o que movimenta a data.

Black Friday

Realizada na última sexta-feira do mês de novembro, a Black Friday é sinônimo de ofertas. Os resultados da data crescem a cada ano, e cada vez mais os consumidores esperam a chegada do período para fazer compras com grandes descontos.

Porém, infelizmente, a Black Friday tem sido marcada pela desconfiança dos clientes sobre a veracidade das promoções. Isso acontece porque são comuns casos de empresas que aumentam os preços nas semanas anteriores, para baixá-los no período e assim, simular ofertas. Portanto, para a data, se prepare adequadamente e ofereça ofertas reais.

Natal

Celebrado em 25 de dezembro, o Natal é uma das datas que tem a maior abrangência de público. É o momento em que o principal objetivo dos consumidores é presentear amigos e familiares. Portanto, hora de caprichar na decoração temática e mostrar seu portfólio de produtos e serviços.

Como se preparar para campanhas sazonais?

Então, para que de fato se conquiste resultados aproveitando as campanhas sazonais, além de conhecer as principais datas para saber quais aproveitar para seu negócio, confira dicas para se preparar para campanhas sazonais:

Planejamento

Planejamento é fundamental para qualquer ação acontecer da melhor maneira possível. E para não errar na preparação para campanhas sazonais, se organizar com antecedência é necessário. Para isso, observe quesitos, como treinamento de equipe, capacidade e informações divulgadas sobre canais de atendimento a serem utilizados, estoque e logística de entrega, quando for o caso.

Atenção à comunicação

Se prepare para ter uma comunicação eficaz no período e garantir uma experiência de qualidade para os clientes que entrarem em contato, e assim não perder nenhuma venda por falta de respostas. Em uma data comemorativa e com a realização de uma campanha, o número de contatos recebidos tende a crescer.

Outro ponto é se organizar para iniciar a divulgação de ofertas e produtos com antecedência em relação à data, e assim sair à frente da concorrência.

Monitore resultados

Uma boa maneira de alcançar bons resultados em uma campanha é observar o desempenho. Passada uma data comemorativa, observe o que foi alcançado, identifique pontos de melhorias nas ações e entenda o que deu certo e vale ser repetido. Ter esses aprendizados contribui para ir ainda mais longe no próximo período.

Invista em ferramentas

Por último, mas não menos importante, uma maneira para acertar nas estratégias e ter campanhas sazonais de sucesso é investir em ferramentas que facilitem os processos para o período que promete ser mais intenso.

Um exemplo são as automações que permite escalar os atendimentos do seu negócio. Nos períodos de alta demanda, as interações tendem a aumentar, e com a automação de conversas e processos, é possível  garantir uma comunicação eficiente com o cliente. Além disso, soluções de atendimento também podem facilitar o controle do desempenho, e da divulgação de novidades por meio do envio automático de mensagens.

Para deixar esse tópico ainda mais completo, deixamos a dica da ferramenta que vai transformar a comunicação do seu negócio, tornando processos mais simples e ao mesmo tempo mais eficientes.

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