Bots para restaurantes: como a automatização contribui no atendimento e vendas de delivery

É inegável a importância da presença online para o negócios e ainda há setores da economia em que essa necessidade é ainda mais forte, como é o caso da área de alimentação. Com tantos apps disponíveis para o setor, gerenciar vários canais com agilidade e qualidade no atendimento, demanda atenção. Para isso, a tecnologia é grande aliada, como os bots para restaurantes e bares que ajudam a otimizar processos.

Bares e restaurantes já encaravam a popularização do delivery, take away, e ainda viram a necessidade de adaptação a este cenário ser acelerada, com a chegada da pandemia do coronavírus. Apesar da retomada de atividades presenciais em todo país, há aqueles que ainda preferem fazer pedidos para curtir as refeições em casa por comodidade, praticidade e até economia de tempo.

Independente do formato, prestar um atendimento de qualidade é essencial e deixar o cliente esperando é sempre negativo.

Para ser mais ágil no retorno e oferecer uma melhor experiência ao consumidor, os bots são grandes aliados, e estes estabelecimentos podem se beneficiar do uso da inteligência artificial para aprimorar seu atendimento. Neste artigo, entenda melhor o que é, porque utilizar e confira dicas de como bots ajudam para restaurantes e bares otimizarem processos na prática.

Bots: o que é?

Bots são ferramentas baseadas em inteligência artificial, capazes de processar um grande volume de informações com agilidade, promovendo resultados imediatos. A utilização mais comum desta tecnologia é no atendimento ao cliente, automatizando interações com usuários.

Os bots têm recursos automatizados para responder questões com rapidez, visando solucionar problemas de consumidores no menor tempo possível, resultando em uma melhor experiência na interação.

A base para funcionamento do bot são palavras-chave e o padrão de navegação do usuário. Na implantação é construído um banco de dados com perguntas e respostas frequentes dos usuários no site, links, imagens, vocabulário, entre outros, que permitirá o estabelecimento de uma comunicação com o usuário e redirecioná-lo para páginas, links ou outros locais para a solução do problema do consumidor. A cada interação realizada, o bot é aprimorado e com o tempo fornecerá respostas ainda mais precisas.

Por que utilizar bots e automatizar seu atendimento?

A Associação Nacional de Restaurantes (ANR) indica que o investimento mais frequente em tecnologia para suportar as demandas virtuais tem sido nas ferramentas de atendimento online, uma iniciativa que têm como objetivo substituir as ligações, reduzir a espera do cliente, custos extras com pessoal e se adaptar ao comportamento do consumidor, cada vez mais conectado. É importante que os estabelecimentos do setor sigam apostando neste caminho.

Um levantamento realizado pela Globo, utilizando a plataforma de human analytics da MindMiners, empresa de tecnologia especializada em pesquisa digital, identificou que:

Uma plataforma pela qual seja possível utilizar os bots e integrar os canais de preferência do consumidor, contribui para incrementar o atendimento prestado e garantir mais qualidade no processo. Com a automação, tarefas repetitivas do dia a dia são eliminadas, colaboradores podem focar em outros processos e o cliente não fica esperando.

6 dicas de processos que podem ser automatizados em bares e restaurantes com o uso de bots

Colocar processos simples no automático otimiza o processo do atendimento e blinda o estabelecimento de perder clientes por demora nas respostas. Confira 6 tarefas em que pode usar a inteligência artificial e facilitar o dia a dia em seu negócio:

  • Consulta ao cardápio;
  • Atendimento online;
  • Recebimento de pedido;
  • Acompanhamento do pedido pelo cliente;
  • Envio de notificações;
  • Comunicação entre os setores da empresa.

E não se preocupe, imaginando que esta automatização signifique uma comunicação engessada e sem empatia. A tecnologia atual de bots utiliza de processamento de Linguagem Natural e são altamente personalizáveis, se adaptando facilmente à realidade do negócio. Além disso, com a adoção de algumas estratégias é possível humanizar o atendimento prestado. Conheça formas de humanizar o atendimento usando chatbots.

A Neppo Omnichannel

Neppo Omnichannel é uma plataforma para atendimento digital inteligente e personalizado, centralizando todos os canais online de um negócio, no mesmo lugar. Aliada com a Neppo Inteligência Artificial, propicia automatizar tarefas, reduzir processos e aproveitar as possibilidades mencionadas neste conteúdo, com reconhecimento de padrões e processamento de linguagem natural.

Saiba mais sobre esta solução acessando neppo.com.br/inteligencia-artificial ou fale com nossa equipe pelo (34) 4003-9128.

 

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