Black Friday Omnichannel: como usar a estratégia na data?

A Black Friday é uma das datas mais aguardadas pelo comércio. Em meio a tantas campanhas de marketing, em diferentes canais de comunicação, é essencial que você esteja preparado para atender o cliente em qualquer meio que ele entre em contato. Para isso, planejar uma Black Friday omnichannel será a solução.

Se você planeja  aproveitar a data para lucrar e movimentar o estoque, recomendamos que leia esse texto e entenda como ser omnichannel vai aumentar as suas vendas.  

Quando é a Black Friday em 2023 e por que investir nessa data?

Em 2023, a Black Friday vai acontecer em 24 de novembro. Essa data é conhecida por promover várias promoções. E isso o consumidor adora! 

Com as pessoas mais propensas a gastar, nós devemos aproveitar o momento para não só vender o produto, mas também melhorar a experiência delas com a loja. Afinal, produtos de qualidade e a excelência no atendimento representam um caminho que torna os compradores em clientes fiéis. Antes de aprofundarmos nesse assunto, vamos entender primeiro o que é o omnichannel. 

O que é omnichannel?

Omnichannel é uma estratégia de atendimento e vendas que junta todos os canais de comunicação, seja online e offline, e deixa eles interligados, cooperando entre si. 

Isso significa que o seu cliente pode solicitar atendimento ou comprar usando a plataforma que ele queira utilizar, seja o site, o WhatsApp, Telegram ou as redes sociais, por exemplo, e a experiência proporcionada pela marca será uniforme em todos eles.

Por que ser omnichannel é importante?

Todos nós já tivemos experiências ruins. Basta lembrar de algum exemplo que você já passou com um atendimento que deixou a desejar pela lentidão ou porque você teve que repetir as mesmas informações quando precisou dar continuidade às tratativas em canais diferentes.. 

A estratégia omnichannel não deixa o seu negócio passar pela inconveniência de perder o cliente por esse motivo. O que ele falar por e-mail, por exemplo, estará disponível para você consultar e atendê-lo da forma mais personalizada e adequada em qualquer outro meio que ele decida te chamar depois. 

Em outras palavras…

Com a omnicanalidade, você oferece a chance do cliente ter o conforto de entrar em contato com você por onde ele desejar, sem que dados sejam perdidos e você consiga dar continuidade no atendimento. Uma  praticidade reunir tudo em um só lugar!  

Cada vez mais queremos demonstrar o diferencial da nossa empresa e essa é uma oportunidade em que pode aproveitar para conquistar mais clientes , já que  as datas comemorativas fazem as vendas crescerem, como a Black Friday. 

Como você pode usar a estratégia e ter uma Black Friday Omnichannel ?

Você já percebeu que investir na estratégia omnichannel é uma aliada na sua rotina para você integrar todos os seus canais de comunicação e ter uma visão 360 do relacionamento com o cliente. 

Agora, vamos falar um pouco sobre a prática. Depois de implementar a omnicanalidade no seu negócio, como você pode usá-la na Black Friday? Abaixo, trouxemos algumas orientações para você alavancar as vendas nessa data. Confira. 

Dê atenção para o celular

Cada vez mais, as pessoas estão conectadas no mundo digital pelo celular. Inclusive para fazer compras, pois o dispositivo móvel permite que você tenha a autonomia de acessar o site ou ou aplicativo da loja para dar uma olhada, adicionar ao carrinho e fazer o pagamento a qualquer momento, em qualquer lugar. 

A partir do aplicativo, a loja pode disponibilizar promoções exclusivas e, com isso, os consumidores são mais motivados a fazer o seu download e acessá-lo frequentemente. Isso também vai engajar os clientes para se tornarem verdadeiros fãs e defensores da sua marca. 

Anúncios de clique para o WhatsApp durante a Black Friday

Com o recurso de “Click to WhatsApp” (clique para o WhatsApp, na tradução literal), o usuário pode ser guiado por outra plataforma para o atendimento no WhatsApp. É bem simples! Mas o que mais você pode fazer com isso?

Essa estratégia tem o objetivo de facilitar a jornada conduzindo  o consumidor que está no Instagram, por exemplo, para o seu atendimento no WhatsApp, sem que ele tenha que digitar e adicionar o número para iniciar uma conversa. Os anúncios de promoções na Black Friday são ótimos meios para inserir essa ferramenta e atrair os clientes para o seu negócio. 

Faça lives com promoções exclusivas de Black Friday

No cenário da pandemia causada pelo coronavírus, as lives estouraram visualizações e foi um caminho que as lojas encontraram para vender, já que uma medida era o isolamento social. 

Mesmo que esse período tenha passado, a cultura da live ainda ficou, por causa da praticidade do cliente ver as opções da loja e realizar compras sem sair de casa. Uma ótima estratégia é trazer descontos exclusivos para a live na Black Friday.

Quiz de Black Friday

Essa é uma oportunidade de conhecer as preferências do seu cliente e oferecer o produto ideal a ele. Em algumas plataformas, como o WhatsApp , você pode configurar um quiz que deve ser montado de acordo com a linha dos seus produtos. 

Por exemplo, uma loja de perfume pode lançar um quiz perguntando os aromas favoritos do usuário, além de frascos e tamanho, e como resultado, a inteligência artificial vai indicar o produto mais indicado para ele. Assim, não há desculpas que o cliente precisa de testar na loja física para acertar na escolha.

Junte a estratégia Omnichannel com o chatbot

Os chatbots são bots (robôs) capazes de realizar atendimento ao cliente usando uma linguagem similar a de um humano, só que com uma agilidade muito maior para buscar a resposta e solucionar a demanda. 

Com a omnicanalidade, você está em todas as plataformas. Com o chatbot, você automatiza respostas e atende o cliente com prontidão. Juntando esses dois fatores, o comprador tem a autonomia para fazer pagamentos e consultar prazos de entrega, por exemplo, e vai ser difícil ele escapar da sua loja. 

Como ter uma Black Friday Omnichannel na prática?

Agora, já não restam dúvidas que investir na  estratégia omnichannel durante a Black Friday é um meio para fazer as suas vendas crescerem. Para você implementar a omnicanalidade no seu negócio, conte com a nossa plataforma de atendimento digital inteligente, a Neppo Omnichannel! Ela vai aprimorar o seu relacionamento com os clientes, gerando o aumento da satisfação e, com isso, criar mais oportunidades de vendas e lucros para a sua empresa. 

Deixe seu contato aqui, que nossos especialistas vão falar com você.

 

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