A Black Friday é uma das datas mais aguardadas pelo comércio. Em meio a tantas campanhas de marketing, em diferentes canais de comunicação, é essencial que você esteja preparado para atender o cliente em qualquer meio que ele entre em contato. Para isso, planejar uma Black Friday omnichannel será a solução.
Se você planeja aproveitar a data para lucrar e movimentar o estoque, recomendamos que leia esse texto e entenda como ser omnichannel vai aumentar as suas vendas.
Em 2023, a Black Friday vai acontecer em 24 de novembro. Essa data é conhecida por promover várias promoções. E isso o consumidor adora!
Com as pessoas mais propensas a gastar, nós devemos aproveitar o momento para não só vender o produto, mas também melhorar a experiência delas com a loja. Afinal, produtos de qualidade e a excelência no atendimento representam um caminho que torna os compradores em clientes fiéis. Antes de aprofundarmos nesse assunto, vamos entender primeiro o que é o omnichannel.
Omnichannel é uma estratégia de atendimento e vendas que junta todos os canais de comunicação, seja online e offline, e deixa eles interligados, cooperando entre si.
Isso significa que o seu cliente pode solicitar atendimento ou comprar usando a plataforma que ele queira utilizar, seja o site, o WhatsApp, Telegram ou as redes sociais, por exemplo, e a experiência proporcionada pela marca será uniforme em todos eles.
Todos nós já tivemos experiências ruins. Basta lembrar de algum exemplo que você já passou com um atendimento que deixou a desejar pela lentidão ou porque você teve que repetir as mesmas informações quando precisou dar continuidade às tratativas em canais diferentes..
A estratégia omnichannel não deixa o seu negócio passar pela inconveniência de perder o cliente por esse motivo. O que ele falar por e-mail, por exemplo, estará disponível para você consultar e atendê-lo da forma mais personalizada e adequada em qualquer outro meio que ele decida te chamar depois.
Com a omnicanalidade, você oferece a chance do cliente ter o conforto de entrar em contato com você por onde ele desejar, sem que dados sejam perdidos e você consiga dar continuidade no atendimento. Uma praticidade reunir tudo em um só lugar!
Cada vez mais queremos demonstrar o diferencial da nossa empresa e essa é uma oportunidade em que pode aproveitar para conquistar mais clientes , já que as datas comemorativas fazem as vendas crescerem, como a Black Friday.
Você já percebeu que investir na estratégia omnichannel é uma aliada na sua rotina para você integrar todos os seus canais de comunicação e ter uma visão 360 do relacionamento com o cliente.
Agora, vamos falar um pouco sobre a prática. Depois de implementar a omnicanalidade no seu negócio, como você pode usá-la na Black Friday? Abaixo, trouxemos algumas orientações para você alavancar as vendas nessa data. Confira.
Cada vez mais, as pessoas estão conectadas no mundo digital pelo celular. Inclusive para fazer compras, pois o dispositivo móvel permite que você tenha a autonomia de acessar o site ou ou aplicativo da loja para dar uma olhada, adicionar ao carrinho e fazer o pagamento a qualquer momento, em qualquer lugar.
A partir do aplicativo, a loja pode disponibilizar promoções exclusivas e, com isso, os consumidores são mais motivados a fazer o seu download e acessá-lo frequentemente. Isso também vai engajar os clientes para se tornarem verdadeiros fãs e defensores da sua marca.
Com o recurso de “Click to WhatsApp” (clique para o WhatsApp, na tradução literal), o usuário pode ser guiado por outra plataforma para o atendimento no WhatsApp. É bem simples! Mas o que mais você pode fazer com isso?
Essa estratégia tem o objetivo de facilitar a jornada conduzindo o consumidor que está no Instagram, por exemplo, para o seu atendimento no WhatsApp, sem que ele tenha que digitar e adicionar o número para iniciar uma conversa. Os anúncios de promoções na Black Friday são ótimos meios para inserir essa ferramenta e atrair os clientes para o seu negócio.
No cenário da pandemia causada pelo coronavírus, as lives estouraram visualizações e foi um caminho que as lojas encontraram para vender, já que uma medida era o isolamento social.
Mesmo que esse período tenha passado, a cultura da live ainda ficou, por causa da praticidade do cliente ver as opções da loja e realizar compras sem sair de casa. Uma ótima estratégia é trazer descontos exclusivos para a live na Black Friday.
Essa é uma oportunidade de conhecer as preferências do seu cliente e oferecer o produto ideal a ele. Em algumas plataformas, como o WhatsApp , você pode configurar um quiz que deve ser montado de acordo com a linha dos seus produtos.
Por exemplo, uma loja de perfume pode lançar um quiz perguntando os aromas favoritos do usuário, além de frascos e tamanho, e como resultado, a inteligência artificial vai indicar o produto mais indicado para ele. Assim, não há desculpas que o cliente precisa de testar na loja física para acertar na escolha.
Os chatbots são bots (robôs) capazes de realizar atendimento ao cliente usando uma linguagem similar a de um humano, só que com uma agilidade muito maior para buscar a resposta e solucionar a demanda.
Com a omnicanalidade, você está em todas as plataformas. Com o chatbot, você automatiza respostas e atende o cliente com prontidão. Juntando esses dois fatores, o comprador tem a autonomia para fazer pagamentos e consultar prazos de entrega, por exemplo, e vai ser difícil ele escapar da sua loja.
Agora, já não restam dúvidas que investir na estratégia omnichannel durante a Black Friday é um meio para fazer as suas vendas crescerem. Para você implementar a omnicanalidade no seu negócio, conte com a nossa plataforma de atendimento digital inteligente, a Neppo Omnichannel! Ela vai aprimorar o seu relacionamento com os clientes, gerando o aumento da satisfação e, com isso, criar mais oportunidades de vendas e lucros para a sua empresa.
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