O que você precisa saber sobre chatbot para SAC

Que é necessário ter um canal de comunicação com seu cliente você já sabe. Mas você sabia que uma pesquisa indica que 85% das interações entre consumidores e marcas em canais de suporte já são feitas com assistentes virtuais. Número alto, não é mesmo? Por isso, você deve ficar por dentro do assunto e entender mais sobre o chatbot para SAC.

Ainda que os consumidores, em algumas ocasiões, queiram falar com um atendente humano para ajudar a solucionar problemas, em casos de dúvidas pontuais, eles preferem a agilidade e assim, acham melhor lidar com um chatbot. 

Com isso, você pode concluir que possuir um SAC em que o usuário tem total confiança de que será respondido e terá seus problemas resolvidos, irá transformar a experiência do cliente e, consequentemente, fidelizá-lo. Dito isso, você já imagina sobre o que o texto de hoje irá falar. 

Preparamos esse conteúdo para você entender os objetivos e a importância de ter um serviço de suporte ao cliente eficiente, que atenda com rapidez e qualidade. Algo que será garantido com o uso de um chatbot para SAC. Continue lendo!

O que é SAC?

SAC significa “Serviço de Atendimento ao Condumidor”. Ou seja, é um canal utilizado pelo consumidor para tirar dúvidas, obter informações, receber reclamações e para resolver problemas relacionados a sua empresa. 

Há até um decreto que determina quais empresas são obrigadas a oferecer um canal de SAC e estabelece regras para o funcionamento desta central. Aqui você confere o decreto nº 6.523/2008 que regulamenta o serviço. 

Algumas das regras estabelecidas neste documento são: ser uma central gratuita, oferecer atendimento 24 horas por dias, sete dias por semana e que as reclamações recebidas devem ser resolvidas em até cinco dias úteis.

Mesmo que algumas empresas não sejam obrigadas, vale considerar o uso deste meio. O SAC é um canal de relacionamento entre empresa e cliente, e é fundamental para os consumidores perceberem que serão ouvidos quando necessário. Algo que impacta diretamente na satisfação do cliente. 

Agora vamos pensar o quão prático seria um chatbot para SAC em que o atendimento humano fosse concentrado em resolver as reclamações mais difíceis enquanto o bot atua em respostas mais simples, mas que ao mesmo tempo as respostas são decisivas para ter um cliente satisfeito. 

Imaginou? Pois é possível colocar em prática e ter ainda mais vantagens para o negócio, além da agilidade para retornar ao consumidor. 

Por quê usar chatbot para SAC na sua empresa?

Primeiramente, é importante entender que um chatbot para SAC tem o papel de automatizar o atendimento e o relacionamento com o cliente. Dessa forma, ele otimiza todo o processo de solucionar dúvidas simples, fornecer informações frequentemente solicitadas e responder pedidos. 

E com o avanço tecnológico, os bots são cada vez mais capazes de entender o que falamos e aprender novos padrões de conversas. Com isso, tendem a ser ainda mais utilizados em diferentes situações, até mais complexas, e facilitar ainda mais a rotina do negócio. Confira algumas vantagens de usar chatbot para SAC em sua empresa nos próximos tópicos: 

Agilidade no atendimento

Uma das reclamações mais constantes do Serviço de atendimento ao cliente são por conta da demora do atendimento.  Ninguém gosta de esperar. E quando se tem chatbot para SAC, você não corre o risco de deixar o cliente esperando. O chat pode ficar ativo nos seus canais de atendimento 24 horas por dia nos 7 dias da semana. No final, você terá clientes satisfeitos e um atendimento ágil.

Diminuição de tráfego no SAC e redução de custos

Imagine uma caixa de entrada com mais de 100 chamados diários. Agora, pense se há apenas uma pequena equipe para resolver esses chamados? Pois é, um pequeno caos se formaria na operação de atendimento ao cliente. 

Como dito nos últimos tópicos, os clientes não gostam de esperar e para o atendimento SAC, de acordo com as normas, a empresa precisa responder em até cinco dias úteis. Quando se possui um chatbot para SAC, ele possibilita a resolução de problemas sem a necessidade de encaminhar para um profissional de atendimento. 

Desse modo, o chatbot para SAC consegue desafogar o serviço de todo o departamento de atendimento. Evitando que tenham profissionais com multitarefas e demora na resolução de problemas. Inclusive, isso contribuirá para a redução de custos no departamento. 

Geração de relatórios de atendimento

Outra vantagem do atendimento por chatbots é que todos os dados e informações gerados pelas conversas são armazenados em um banco de dados. E com estas informações levantadas, os relatórios ficarão mais detalhados, facilitando a mensuração e proporcionando mais segurança para as tomadas de decisão final. 

Personalização do atendimento

Personalização está presente na maioria das estratégias de venda atualmente. E o seu atendimento não pode ficar de fora dessa tendência. Observe as peculiaridades do seu consumidor e se comunique de forma mais próxima, criando empatia e amizade com ele. 

Com o chatbot para SAC você consegue deixar a comunicação mais familiar e agradável ao consumidor, de forma prática, sem precisar de grandes esforços da sua equipe para conhecer cliente por cliente. Os bots deixam o processo automatizado e eficiente, pois com os avanços tecnológicos, eles já têm a capacidade de interagir de forma semelhante à interação humana. 

E assim, o consumidor se sente mais próximo da sua empresa, chegando naquele resultado que é importante para qualquer negócio: maior número de fidelização e indicações. 

Diversidade de canais

Utilizando o chatbot para SAC, ficará mais fácil para que sua empresa esteja em vários canais de comunicação, algo essencial nos dias atuais. Pense conosco, os clientes estão cada vez mais digitais e demandam atendimentos em vários tipos de canais, variando o meio que entrará em contato com a empresa, principalmente, de acordo com a finalidade da conversa.

Então, sabemos que é importante estar onde o cliente está, e o chatbot para SAC vai deixar esse processo mais simples. Isso porque permite a integração dos principais canais de comunicação, como WhatsApp, Facebook Messenger, aplicativos, sites, FAQs e muito mais.

Além de, como dito anteriormente, permite atendimento 24 horas por dia e respostas instantâneas a perguntas e dúvidas mais frequentes. Desse modo, sua empresa precisa identificar quais são as redes sociais, canais de interação e aplicativos de mensagens mais usados por seus clientes para garantir sua presença neles e ter o foco na qualidade da experiência oferecida em todos eles.

Com a diversidade de possibilidades para o cliente entrar em contato, você deixa seu SAC intuitivo, o cliente encontra formas de contato mais facilmente e assim, sente que será ouvido sempre que precisar. 

Como transformar meu atendimento com chatbots?

Bom, agora que você conhece no detalhe as vantagens de usar o chatbot para SAC, porque não aproveitar já esses benefícios no seu negócio? 

O caminho é simples. Para transformar o atendimento da sua empresa e usar os chatbots no serviço de atendimento ao cliente e ainda várias outras soluções que melhoram a experiência do consumidor, reduzem custos e contribuem para aumentar vendas, uma plataforma de atendimento digital inteligente é a solução. 

Para isso, conheça a Neppo Omnichannel, a ferramenta da Neppo que integra diversos canais de comunicação e com a inteligência artificial própria, possibilita o uso de chatbots para otimizar conversas e processos. 

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