Sabia que 70% dos clientes estão propensos a abandonar o carrinho na hora de fechar um pedido? Esse dado é da pesquisa Consumer Propensity Study.
Esse estudo avalia o comportamento, preferências e atitudes de consumidores virtuais. Existem muitos recursos que proporcionam uma ótima experiência do cliente e quando não é alcançada é inevitável, o visitante não conclui o pedido.
Pensando em te ajudar a aumentar suas vendas e não passar mais por essa situação, no texto de hoje a Neppo preparou três dicas para o seu e-commerce não sofrer com o abandono de carrinho. Continue lendo e entenda mais.
Com certeza você já ouviu falar da Jornada do Cliente. Ela consiste em todos os passos que o consumidor passa até finalmente finalizar a sua compra.
E no e-commerce não é diferente, o seu cliente passa por várias etapas até chegar a decisão de compra e existem fatores que influenciam diretamente essa jornada e podem resultar no abandono de carrinho. Um exemplo clássico é a navegação.
Conforme o Webshoppers, levantamento realizado pela Ebit/Nielsen, sete em cada dez brasileiros têm smartphones. Ou seja, as chances das compras serem realizadas pelo telefone são maiores do que pelo desktop, assim, é necessário uma interface adequada ao mobile e com um bom design.
Quando o consumidor se sente confuso com uma interface, ou tem a sensação de desorganização, ele não fecha a compra.
Então, ainda falando sobre a navegação, se o site não for intuitivo, fluído e com mecanismos de buscas inteligentes, o cliente se “cansa” mais rápido e desiste no meio da jornada, nem chegando a colocar qualquer produto no carrinho.
Outro fator que faz o cliente abandonar o carrinho, é a falta de interação com o consumidor no ambiente online. Não é porque estamos acostumados com vendedores somente em lojas físicas, que o vendedor virtual não deve dar atenção aos visitantes. Mas, vamos continuar falando disso no próximo tópico!
Para que a venda seja efetiva e não exista o abandono de carrinho no seu e-commerce é imprescindível se comunicar com o consumidor e estar disponível quando ele faz algum questionamento. Ou seja, ter um atendimento online traz segurança no fechamento da compra.
Uma forma de possuir esse atendimento online é por meio de chatbots. A Neppo tem um conteúdo completo sobre as vantagens de usar o chatbot, é só clicar aqui para saber mais.
Além do atendimento, existem outros fatores que mantém o cliente na sua página e assim não abandone o carrinho:
Essas são algumas formas de ter um e-commerce inteligente, e assim, reduzir o número de abandono de carrinho. Porém, para ser ainda mais assertivo, preparamos três dicas para que o seu atendimento também seja uma ferramenta de retenção de clientes na loja online. Confira!
É difícil driblar as situações mencionadas acima, mas caso você mantenha um relacionamento com o cliente é possível que ele não recue tanto na hora de comprar no seu e-commerce.
E uma das formas de manter um relacionamento de qualidade em vendas online, é fornecer atendimento 24 horas, pois o consumidor terá suas dúvidas respondidas seja qual for a hora em que ele esteja efetuando a compra. E assim, você evita que ele busque a concorrência na procura pelo produto ideal.
Afinal, sabemos que um bom atendimento fideliza o cliente e as chances dele abandonar o carrinho são menores.
Sabe aquelas iscas perfeitas para chamar atenção do cliente? Os gatilhos mentais são atalhos que ativam padrões de comportamento nos consumidores, motivando-os a agir de determinada forma, que neste caso, será a compra do produto.
Por exemplo, um folder de “FRETE GRÁTIS”, ou o envio ativo de mensagens por canais de troca de mensagens que ele utiliza diariamente, como WhatsApp, Telegram, e-mail, avisando que seu carrinho está cheio esperando a finalização do pedido. Esses podem ser usados como gatilhos mentais no seu e-commerce. Fazendo bom uso e alinhado ao bom atendimento, seu e-commerce reduz os problemas de abandono de carrinho.
Tenha em mente que é necessário manter contato com o cliente e fazer interações. Ele pode já não estar mais navegando pelo site, mas é bem provável que esteja checando as mensagens recebidas no WhatsApp. E assim, enviar um lembrete para ele no aplicativo, pode ser a chave para fechar a venda.
Ninguém gosta de ficar esperando, e quando você demora para responder seu cliente a experiência dele é prejudicada. Por isso, o atendimento automatizado pode diminuir o tempo de resposta do cliente, eliminar as filas de espera, solucionar problemas de forma ágil e até personalizada.
Além de garantir que o cliente sempre será respondido, a automatização do atendimento que envia as informações sobre o pedido, economiza muito tempo e esforço com perguntas e respostas de pós-venda.
Como já sabemos, mas é sempre válido reforçar, um atendimento de qualidade aumenta as chances de compra e resulta em fidelização do cliente.
Coloque as dicas em prática e potencialize os resultados da sua loja online já! Para isso, conheça a solução Neppo que permite automatizar as conversas com consumidores e fazer envios ativos de mensagens de maneira segura e legal para usuários. Para fazer um teste grátis, é só deixar o seu contato aqui, que vamos falar com você.
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Uberlândia /MG