Nutrição de leads pelo WhatsApp é vantajosa? Entenda

Entre as estratégias de marketing para gerar mais oportunidades de vendas, deve estar a captação de leads. Porém, após a etapa de atrair potenciais consumidores para conhecer seus produtos e serviços, é preciso se atentar ao passo seguinte e as ferramentas para seguir o processo. Neste conteúdo, você vai entender mais sobre as vantagens de realizar uma nutrição de leads pelo WhatsApp. 

O que significa fazer a nutrição de leads?

Os leads são potenciais clientes que interagem com a sua marca, sendo na maioria dos casos, um visitante do site do seu negócio. Mas, geralmente, uma pessoa não está preparada para comprar um produto ou contratar um serviço no primeiro contato com a marca. Inclusive, uma pesquisa já indicou que 92% desses visitantes que chegam ao seu site pela primeira vez, não estão prontos.

Diante disso, é importante ter estratégias para deixar esses potenciais clientes mais educados e assim, acelerar o processo de decisão de compra. Com isso, são entregues oportunidades mais qualificadas para o time comercial de uma empresa. 

A nutrição de leads é justamente uma medida que busca enviar informações (conteúdos) a um lead, para esclarecer como sua empresa pode resolver um problema que ele enfrente no negócio dele. 

O termo usado é “nutrição” por significar que o lead precisa ser “alimentado” com conhecimentos, dados, curiosidades para saber mais sobre o mercado, e consequentemente evoluir no processo de decisão de compra até fechar negócio. 

Outro ponto que vale mencionar, é que podem ser realizadas diferentes tipos de nutrição de leads, de acordo com a etapa da decisão de compra que o potencial cliente se encontra (mais próximo de fechar a compra, ou não), além de também poder ser personalizado conforme o segmento do negócio do consumidor. 

Porque utilizar o WhatsApp?

O WhatsApp cada vez mais se estabelece como o aplicativo preferido dos brasileiros. Para se ter uma ideia, de acordo com pesquisa da Mobile Time, 99% dos smartphones do país possuem o aplicativo instalado. 

Ainda de acordo com o mesmo levantamento, mais de 80% dos usuários usam a ferramenta para se comunicar com marcas. Ou seja, as pessoas querem conversar com marcas da mesma forma que se comunicam com seus amigos e família. 

Diante desses números, fica claro que os usuários gostam de receber mensagens de negócios por meio do aplicativo. Porém, é preciso ficar atento a um aspecto muito importante na relação cliente-empresa pelo WhatsApp. 

Para enviar mensagens para consumidores pelo aplicativo é preciso ter a permissão dele para receber o contato do seu negócio. Isso significa, captar o opt-in. Vale você conferir mais sobre esse tema conferindo nosso conteúdo sobre ele, pois é uma regra do WhatsApp Business. Entenda mais sobre o assunto clicando aqui.

Como fazer a nutrição de leads pelo WhatsApp?

Como já mencionamos, a nutrição de leads consiste em compartilhar conteúdos que esclareçam ao potencial cliente sobre soluções que a sua empresa oferece que podem resolver problemas enfrentados por ele ou atender desejos que ele possua. O objetivo é acelerar o processo para que este cliente tome a decisão por adquirir seu produto ou serviço.

Para fazer essa nutrição de leads pelo WhatsApp, você pode fazer de maneira convencional utilizando o aplicativo, enviando mensagens manuais. Porém há outras formas de se comunicar com consumidores, como: 

Envio ativo de mensagens

A utilização da versão mais robusta do WhatsApp voltado para empresas, o WhatsApp Business API, permite que negócios aproveitem recursos que facilitam e profissionalizam a comunicação com consumidores pela plataforma.

Entre essas funcionalidades disponibilizadas há o envio ativo de mensagens. É possível encaminhar mensagens pré-programadas para cada cliente que faça um cadastro com a sua empresa. Esse processo é automatizado e a mensagem pode ser personalizada, entre outros aspectos. 

Para usar esse recurso há algumas regras estabelecidas pelo WhatApp que visam garantir uma boa experiência para o cliente dentro da plataforma. Há modelos de mensagens (templates) para iniciar conversas com clientes. Aproveite para entender mais sobre essas diretrizes clicando aqui.

Listas de transmissão

Uma maneira rápida, fácil e gratuita de fazer a nutrição de leads pelo WhatsApp é utilizar as listas de transmissão. Nesse formato, você cria uma ‘lista’ e seleciona os contatos que deseja enviar a mensagem. 

Apesar de ser uma solução descomplicada, vale lembrar que ela tem desvantagens. Caso o contato não tenha adicionado o número da sua empresa na agenda, ele não receberá a mensagem. Com isso, não é a forma ideal para atingir novos leads. 

Outro ponto é que todos os contatos receberão a mesma mensagem e a sua conversa com o cliente não será personalizada. 

Por que a nutrição de leads pelo WhatsApp é vantajosa?

Como já até mencionamos, o uso do WhatsApp tem se tornado cada vez mais frequente pelos brasileiros. Diante disso, ele se estabelece como uma ótima ferramenta para conversas entre clientes e empresas. E além disso, também podemos destacar como benefícios da nutrição de leads pelo WhatsApp:

  • Facilidade de continuar a conversa;
  • Maior taxa de abertura;
  • Contato mais próximo com o cliente. 

Entretanto, vale ressaltar que um canal não substitui nenhum outro, mas sim complementa a sua estratégia. O uso do e-mail também é comum para realizar a nutrição de leads, e vale usá-lo aliado com o WhatsApp. 

E pensando no uso do e-mail para nutrição de leads, muitos podem achar um meio mais vantajoso pelo fato, por exemplo, do uso da API do WhatsApp demandar a aprovação das mensagens a serem enviadas. Porém, vale pensar que na verdade isso é um benefício, pois a intenção do aplicativo é filtrar spams e mensagens indesejadas ao usuário. 

Outra questão é o custo, já que o WhatsApp cobra por conversa enquanto para envios de e-mails é cobrado o valor para uso das ferramentas de disparo de mensagens com altas cotas. Porém, apesar dessa questão, o WhatsApp é considerado sim mais eficaz. 

Pense bem quantas vezes você checa o e-mail por dia? Agora, reflita sobre o uso do WhatsApp. Ao longo do dia, quantas vezes você abre o app para responder a mensagem de um familiar ou amigo? Bem provável que você veja mais facilmente e dê mais atenção à mensagem de uma marca que receber no aplicativo. 

Também vale destacar que o WhatsApp está cada vez mais aberto a ser um canal organizado de conversas entre empresas e clientes. Com isso, novas funcionalidades sempre têm surgido para complementar a plataforma. 

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