Meu negócio no Google: entenda a ferramenta gratuita para destacar sua empresa em resultados de pesquisa

O Google Meu Negócio é uma plataforma que facilita que empresas sejam encontradas por consumidores em mecanismos de pesquisa. A ferramenta é gratuita e utilizá-la em sua estratégia promete bons resultados e oferece mais uma possibilidade de canal de interação com clientes, por meio do chat. Conheça os benefícios e entenda mais sobre a solução.

Consumidores que buscam informações sobre a sua empresa, ou mesmo que pesquisarem estabelecimentos do seu nicho de mercado em mecanismos de busca, vão encontrar informações sobre o seu negócio no Google?

Estar presente na internet é estratégia básica de qualquer organização. Para se ter ideia da importância deste meio e o porquê ter seu negócio no Google, o site representa uma fatia de 91% do mercado de mecanismos de buscas e processa mais de 3,5 bilhões de pesquisas por dia.

‘Como ter meu negócio no Google?’ Essa ainda é uma dúvida para você? Saiba que ferramentas facilitam para que sua empresa seja encontrada facilmente por consumidores, como o Google Meu Negócio (ou Google My Business), a plataforma gratuita do Google que impulsiona as vendas locais por meio da divulgação de informações sobre empresas nas páginas de resultado e também no Google Maps.

Além disso, a plataforma ainda oferece mais uma opção de canal para troca de mensagens com clientes: o chat, funcionalidade que visa oferecer praticidade para o consumidor que está navegando pelo buscador e quer tirar dúvidas sobre o estabelecimento, poupando a necessidade de direcioná-lo a outro meio de contato por mensagens.

Entenda o Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio, ou Google My Business, é uma ferramenta do buscador em que empresas podem ser divulgadas de forma gratuita nos resultados orgânicos de pesquisa do site e no Maps.

A solução também é um meio para interações diretas entre empresas e clientes, através de mensagens e ligações, além de possibilitar a divulgação de informações importantes aos consumidores, como:

  • Telefone de contato;
  • Endereço;
  • Horários de funcionamento e de pico;
  • Avaliações sobre o serviço/produto;
  • Perguntas e respostas;
  • Publicações de novidades, ofertas ou eventos que acontecerão.

Por que ter meu negócio no Google?

Disponibilizar as informações do negócio no Google já é bem relevante para a divulgação da empresa, já que estima-se que 93% dos brasileiros pesquisam no Google antes de fazer uma compra, segundo o estudo State of Search Brazil, e os segmentos mais procurados são os de varejo, alimentação, financeiro, indústria, saúde e imobiliário. Além de marcar presença no principal buscador do mundo, utilizar a ferramenta proporciona ainda outras vantagens. Confira:

– Mais confiança para os clientes

Segundo o próprio buscador, empresas que disponibilizam informações no Google Meu Negócio têm duas vezes mais chances de serem consideradas confiáveis por clientes.

– Ampliar visibilidade

Dedicar-se e aproveitar todos os recursos disponibilizados pela ferramenta é importante. Não basta apenas criar o cadastro, deixar o perfil do negócio o mais completo possível é muito válido! Empresas que postam fotos em sua conta recebem 42% mais solicitações de rotas de carro no Google Maps e 35% mais cliques para entrar no site do que outras organizações, de acordo com o próprio Google.

– Mensuração de resultados simplificada

A plataforma disponibiliza insights para que o empreendedor mensure os resultados alcançados no site, de forma simples e intuitiva. Entre os dados divulgados estão:

  • Como os clientes pesquisam a empresa e de onde eles são;
  • Número de pessoas que ligam diretamente pelo número de telefone que é exibido nos resultados de pesquisa da página do Google e no Maps;
  • Quantidade de pedidos de rotas, ligações recebidas, chats iniciados;
  • Número de cliques no site.

– Canal de interação com clientes

Entre as funcionalidades do Google Meu Negócio há meios para que clientes façam interações com a empresa, como já mencionamos o chat, para bate-papo, e além disso, há espaço para deixar perguntas e até avaliações sobre o negócio.

Chat no Google Meu Negócio

Mais de 90% dos brasileiros que realizam buscas online fazem através de dispositivos móveis, e estes usuários, ao pesquisar negócios no Google e encontrarem perfis de empresas, tem o botão para o chat com o negócio. Em buscas realizadas por outros dispositivos, como o desktop, essa função não é disponibilizada.

Este é mais um canal para possibilitar que os clientes que estão fazendo buscas no site conversem com a empresa em tempo real e tirem dúvidas de forma prática, sem precisarem mudar de página ou serem direcionados para outros canais.

Como ativar o chat?

ara utilizar este recurso é necessário ativá-lo. Caso já possua o perfil da empresa no Google Meu Negócio, será necessário acessar o app do Google Maps através de um dispositivo móvel e seguir poucos passos:

– Em dispositivos Android

  • Abrir o app Google Maps;
  • Entre em Atualizações > Chat > Empresa;
  • Clique em Configurações e em seguida, ative ou desative a opção Chat.

 

– No iPhone e iPad

  • Abrir o app do Google Maps;
  • Entre em Atualizações > Chat > Empresa;
  • Clique em Mais > Configurações;
  • Ative ou desative a opção Chat.

 

Como pode perceber, a desativação do recurso também pode ser realizada a qualquer momento.

Caso ainda esteja criando o perfil da empresa no Google Meu Negócio, nos primeiros passos em que há o preenchimento de informações é oferecida a opção para adicionar mensagens, que resulta na ativação do chat.  (Se está elaborando o seu cadastro, não deixe de conferir o passo a passo completo no fim deste conteúdo e dar o start na sua presença no buscador).

 

Porém, ao disponibilizar essa forma de contato, é importante estar atento para oferecer uma experiência positiva para os usuários, priorizando a agilidade, já que um chat pressupõe um meio para respostas instantâneas e o tempo médio de resposta da organização é divulgado no perfil.

Inclusive, o próprio Google estabelece que o tempo de resposta é um requisito para manter o chat ativo. De acordo com o buscador, quando receber uma mensagem nova, a empresa deve responder no prazo de 24 horas, pois isto pode promover e incentivar a interação com o negócio. A empresa indica ainda que em casos de demoras recorrentes, podem desativar o chat.

Além de resultar na desativação do recursos, um prazo de resposta muito longo pode levar o cliente a deixar uma avaliação negativa no perfil do local.

Mas, no fim, qual solução pode evitar estes riscos e facilitar a gestão do chat do meu negócio no Google? A automatização de conversas garante que o negócio esteja disponível 24 horas e responda de forma instantânea.

Chat Google Meu Negócio automatizado

Para garantir a qualidade do bate-papo e ter interações automatizadas, soluções para gestão do atendimento são grandes aliadas. A Neppo Omnichannel, plataforma de atendimento digital da Neppo, é integrada com o Google Meu Negócio e pronta para a criação de bots personalizados que permitam responder às dúvidas dos clientes no chat da ferramenta com rapidez e assertividade, otimizando processos e reduzindo custos, inclusive com pessoal.  

Além disso, a solução é multicanal, facilitando a gestão do atendimento do canal, deixando na mesma plataforma que os demais, como WhatsApp, Messenger, e-mail, telefone e Telegram. E ainda registra dados para monitoramento e gerenciamento do desempenho da empresa para geração de relatórios sobre o atendimento prestado.

Dá para ter bons resultados e construir uma reputação positiva sem stress, o que não pode é ficar de fora do Google Meu Negócio e não aproveitar a oportunidade de ampliar a presença online e garantir mais um canal para contato com o cliente. E se ainda está começando e vai criar o perfil do seu negócio na ferramenta, confira abaixo um passo a passo para isso.

Como ativar o Google Meu Negócio?

O processo para cadastrar um negócio no Google é fácil, e com poucos e simples procedimentos já dá para começar a usufruir das vantagens da presença online no buscador. Confira como criar o perfil de uma organização na plataforma:

1 – Acesse a página da ferramenta, faça o login com a conta Google e clique em ‘Primeiros passos’;

2 – Na página seguinte, preencha o nome da empresa e selecione a categoria do seu negócio (pode ser indicado mais de um tipo).

3 – Em seguida, será questionado se gostaria de adicionar um local físico, como uma loja ou escritório, que os clientes podem visitar. Esse espaço indicado será exibido no Google Maps, além da pesquisa.

4 – Caso tenha selecionado que não deseja adicionar o local, na página seguinte é indicado a área de cobertura do serviço.

 

5 – Já se a opção selecionada for o ‘Sim’, indicando que o negócio possui um espaço físico para os clientes visitarem, é solicitado o endereço.

 

6 – No próximo passo, são adicionados os dados de contato: telefone e URL do site. Caso não tenha uma página, basta selecionar a opção ‘Não tenho um site’.

 

7 – A próxima etapa é para selecionar se deseja receber atualizações e recomendações do Google para o perfil do negócio. Sugerimos que habilite essa opção para ficar por dentro de novidades da plataforma e aproveite o melhor que ela oferece.

8 – Para empresas que não possuem local físico, é solicitado um endereço de correspondência para confirmação. Este não será divulgado para o público, e se preferir, pode ser verificado depois.

9 – A próxima etapa será para selecionar os serviços prestados pela empresa. Diante da categoria selecionada no início do cadastro, opções já serão sugeridas nesta página, assim basta selecionar as que deseja e caso necessário, pesquise por outras descrições de serviço ou adicione manualmente.

10 – Na página seguinte, indique o horário de funcionamento do negócio.

11 – Selecione se os clientes poderão enviar mensagens para sua empresa através do Google, utilizando o chat. Ativando esta função, deixa disponível mais uma opção para que os clientes façam contato com o negócio, facilitando para aqueles que estão no Maps ou na página de buscas, além de ampliar a presença online do negócio.

12 – Na próxima etapa, adicione um texto com até 750 caracteres para descrever a empresa. Seja objetivo, deixando claro os serviços/produtos oferecidos e destacando diferenciais.

13 – Insira fotos da empresa, mostrando os produtos/serviços e o interior do espaço físico, se houver. Lembre-se:  negócios que postam fotos em sua conta recebem 42% mais solicitações de rotas de carro no Google Maps e 35% mais cliques para entrar no site do que outras organizações, segundo o próprio Google.

Pronto! Seu negócio já fica presente no buscador e todas as informações podem ser modificadas ou completadas sempre que necessário. O Google Business inclusive permite que o perfil seja atualizado com publicações de ofertas e novidades, além de ser mais um canal para conversas instantâneas por meio do chat.

O que podemos concluir? Que o Google Meu Negócio, ou Google Business, é uma ferramenta fundamental a ser considerada na estratégia online, seja qual for o porte ou segmento do negócio. A solução facilita para que clientes encontrem as empresas, ou que possíveis consumidores passem a conhecer, tendo em vista que grande parte das pesquisas para compras de produtos ou serviços, iniciam no Google.

Mas, ao disponibilizar o seu perfil, fique atento para responder às interações e prestar um atendimento de qualidade para o cliente. Quer garantir uma experiência positiva no canal? Converse com nossa equipe e conheça nossa plataforma.

 

Nossos Produtos

Neppo Omnichannel e Inteligência Artificial

Tecnologia otimizando o atendimento para gerar resultados. Conheça nossas soluções:

OMNICHANNEL MULTICANAL - PLATAFORMA

CHATBOTS WHATSAPP E OUTROS CANAIS

Nosso Blog

Fique por dentro das nossas novidades e da área de tecnologia

Newsletter INSCREVA-SE

Ao se cadastrar, você está de acordo com nossa Política de Privacidade