O Google Meu Negócio é uma plataforma que facilita que empresas sejam encontradas por consumidores em mecanismos de pesquisa. A ferramenta é gratuita e utilizá-la em sua estratégia promete bons resultados e oferece mais uma possibilidade de canal de interação com clientes, por meio do chat. Conheça os benefícios e entenda mais sobre a solução.

Consumidores que buscam informações sobre a sua empresa, ou mesmo que pesquisarem estabelecimentos do seu nicho de mercado em mecanismos de busca, vão encontrar informações sobre o seu negócio no Google?

Estar presente na internet é estratégia básica de qualquer organização. Para se ter ideia da importância deste meio e o porquê ter seu negócio no Google, o site representa uma fatia de 91% do mercado de mecanismos de buscas e processa mais de 3,5 bilhões de pesquisas por dia.

‘Como ter meu negócio no Google?’ Essa ainda é uma dúvida para você? Saiba que ferramentas facilitam para que sua empresa seja encontrada facilmente por consumidores, como o Google Meu Negócio (ou Google My Business), a plataforma gratuita do Google que impulsiona as vendas locais por meio da divulgação de informações sobre empresas nas páginas de resultado e também no Google Maps.

Além disso, a plataforma ainda oferece mais uma opção de canal para troca de mensagens com clientes: o chat, funcionalidade que visa oferecer praticidade para o consumidor que está navegando pelo buscador e quer tirar dúvidas sobre o estabelecimento, poupando a necessidade de direcioná-lo a outro meio de contato por mensagens.

Entenda o Google Meu Negócio

Tela de exemplo de cadastro de negócio no Google - Perfil da Neppo

O Google Meu Negócio, ou Google My Business, é uma ferramenta do buscador em que empresas podem ser divulgadas de forma gratuita nos resultados orgânicos de pesquisa do site e no Maps.

A solução também é um meio para interações diretas entre empresas e clientes, através de mensagens e ligações, além de possibilitar a divulgação de informações importantes aos consumidores, como:

  • Telefone de contato;
  • Endereço;
  • Horários de funcionamento e de pico;
  • Avaliações sobre o serviço/produto;
  • Perguntas e respostas;
  • Publicações de novidades, ofertas ou eventos que acontecerão.



Por que ter meu negócio no Google?

Disponibilizar as informações do negócio no Google já é bem relevante para a divulgação da empresa, já que estima-se que 93% dos brasileiros pesquisam no Google antes de fazer uma compra, segundo o estudo State of Search Brazil, e os segmentos mais procurados são os de varejo, alimentação, financeiro, indústria, saúde e imobiliário. Além de marcar presença no principal buscador do mundo, utilizar a ferramenta proporciona ainda outras vantagens. Confira:

– Mais confiança para os clientes

Segundo o próprio buscador, empresas que disponibilizam informações no Google Meu Negócio têm duas vezes mais chances de serem consideradas confiáveis por clientes.

– Ampliar visibilidade

Dedicar-se e aproveitar todos os recursos disponibilizados pela ferramenta é importante. Não basta apenas criar o cadastro, deixar o perfil do negócio o mais completo possível é muito válido! Empresas que postam fotos em sua conta recebem 42% mais solicitações de rotas de carro no Google Maps e 35% mais cliques para entrar no site do que outras organizações, de acordo com o próprio Google.

– Mensuração de resultados simplificada

A plataforma disponibiliza insights para que o empreendedor mensure os resultados alcançados no site, de forma simples e intuitiva. Entre os dados divulgados estão:

– Canal de interação com clientes

Entre as funcionalidades do Google Meu Negócio há meios para que clientes façam interações com a empresa, como já mencionamos o chat, para bate-papo, e além disso, há espaço para deixar perguntas e até avaliações sobre o negócio.

Chat no Google Meu Negócio

Mais de 90% dos brasileiros que realizam buscas online fazem através de dispositivos móveis, e estes usuários, ao pesquisar negócios no Google e encontrarem perfis de empresas, tem o botão para o chat com o negócio. Em buscas realizadas por outros dispositivos, como o desktop, essa função não é disponibilizada.

Tela com opções de ações para negócio no Google e botão para chat

Este é mais um canal para possibilitar que os clientes que estão fazendo buscas no site conversem com a empresa em tempo real e tirem dúvidas de forma prática, sem precisarem mudar de página ou serem direcionados para outros canais.

Como ativar o chat?

Para utilizar este recurso é necessário ativá-lo. Caso já possua o perfil da empresa no Google Meu Negócio, será necessário acessar o app do Google Maps através de um dispositivo móvel e seguir poucos passos:

– Em dispositivos Android

– No iPhone e iPad

Como pode perceber, a desativação do recurso também pode ser realizada a qualquer momento.

Caso ainda esteja criando o perfil da empresa no Google Meu Negócio, nos primeiros passos em que há o preenchimento de informações é oferecida a opção para adicionar mensagens, que resulta na ativação do chat.  (Se está elaborando o seu cadastro, não deixe de conferir o passo a passo completo no fim deste conteúdo e dar o start na sua presença no buscador).

Tela para cadastro do meu negócio no Google - Habilitando envio de mensagens 

Porém, ao disponibilizar essa forma de contato, é importante estar atento para oferecer uma experiência positiva para os usuários, priorizando a agilidade, já que um chat pressupõe um meio para respostas instantâneas e o tempo médio de resposta da organização é divulgado no perfil.

Inclusive, o próprio Google estabelece que o tempo de resposta é um requisito para manter o chat ativo. De acordo com o buscador, quando receber uma mensagem nova, a empresa deve responder no prazo de 24 horas, pois isto pode promover e incentivar a interação com o negócio. A empresa indica ainda que em casos de demoras recorrentes, podem desativar o chat.

Além de resultar na desativação do recursos, um prazo de resposta muito longo pode levar o cliente a deixar uma avaliação negativa no perfil do local.

Mas, no fim, qual solução pode evitar estes riscos e facilitar a gestão do chat do meu negócio no Google? A automatização de conversas garante que o negócio esteja disponível 24 horas e responda de forma instantânea.

Chat Google Meu Negócio automatizado

Para garantir a qualidade do bate-papo e ter interações automatizadas, soluções para gestão do atendimento são grandes aliadas. A Neppo Omnichannel, plataforma de atendimento digital da Neppo, é integrada com o Google Meu Negócio e pronta para a criação de bots personalizados que permitam responder às dúvidas dos clientes no chat da ferramenta com rapidez e assertividade, otimizando processos e reduzindo custos, inclusive com pessoal.  

Além disso, a solução é multicanal, facilitando a gestão do atendimento do canal, deixando na mesma plataforma que os demais, como WhatsApp, Messenger, e-mail, telefone e Telegram. E ainda registra dados para monitoramento e gerenciamento do desempenho da empresa para geração de relatórios sobre o atendimento prestado.

Dá para ter bons resultados e construir uma reputação positiva sem stress, o que não pode é ficar de fora do Google Meu Negócio e não aproveitar a oportunidade de ampliar a presença online e garantir mais um canal para contato com o cliente. E se ainda está começando e vai criar o perfil do seu negócio na ferramenta, confira abaixo um passo a passo para isso.

Como ativar o Google Meu Negócio?

O processo para cadastrar um negócio no Google é fácil, e com poucos e simples procedimentos já dá para começar a usufruir das vantagens da presença online no buscador. Confira como criar o perfil de uma organização na plataforma:

1 – Acesse a página da ferramenta, faça o login com a conta Google e clique em ‘Primeiros passos’;

2 – Na página seguinte, preencha o nome da empresa e selecione a categoria do seu negócio (pode ser indicado mais de um tipo).

Tela para cadastro do meu negócio no Google - Iniciando perfil da empresa

3 – Em seguida, será questionado se gostaria de adicionar um local físico, como uma loja ou escritório, que os clientes podem visitar. Esse espaço indicado será exibido no Google Maps, além da pesquisa.

Tela para cadastro do meu negócio no Google - Adicionando local de empresa

4 – Caso tenha selecionado que não deseja adicionar o local, na página seguinte é indicado a área de cobertura do serviço.

Tela para cadastro do meu negócio no Google - Adicionando área de cobertura de serviço

5 – Já se a opção selecionada for o ‘Sim’, indicando que o negócio possui um espaço físico para os clientes visitarem, é solicitado o endereço.

Tela para cadastro do meu negócio no Google - Adicionando endereço

6 – No próximo passo, são adicionados os dados de contato: telefone e URL do site. Caso não tenha uma página, basta selecionar a opção ‘Não tenho um site’.

Tela para cadastro do meu negócio no Google - Adicionando dados de contato

7 – A próxima etapa é para selecionar se deseja receber atualizações e recomendações do Google para o perfil do negócio. Sugerimos que habilite essa opção para ficar por dentro de novidades da plataforma e aproveite o melhor que ela oferece.

Tela para cadastro do meu negócio no Google - opção de recebimento de atualizações

8 – Para empresas que não possuem local físico, é solicitado um endereço de correspondência para confirmação. Este não será divulgado para o público, e se preferir, pode ser verificado depois.

Tela para cadastro do meu negócio no Google - Adicionando endereço para confirmação de correspondência

9 – A próxima etapa será para selecionar os serviços prestados pela empresa. Diante da categoria selecionada no início do cadastro, opções já serão sugeridas nesta página, assim basta selecionar as que deseja e caso necessário, pesquise por outras descrições de serviço ou adicione manualmente.

Tela para cadastro do meu negócio no Google - Adicionando tipos de serviços

10 – Na página seguinte, indique o horário de funcionamento do negócio.

Tela para cadastro do meu negócio no Google - Adicionando horário de funcionamento 

11 – Selecione se os clientes poderão enviar mensagens para sua empresa através do Google, utilizando o chat. Ativando esta função, deixa disponível mais uma opção para que os clientes façam contato com o negócio, facilitando para aqueles que estão no Maps ou na página de buscas, além de ampliar a presença online do negócio.

Tela para cadastro do meu negócio no Google - Habilitando envio de mensagens 

12 – Na próxima etapa, adicione um texto com até 750 caracteres para descrever a empresa. Seja objetivo, deixando claro os serviços/produtos oferecidos e destacando diferenciais.

Tela para cadastro do meu negócio no Google - Adicionando descrição da empresa 

13 – Insira fotos da empresa, mostrando os produtos/serviços e o interior do espaço físico, se houver. Lembre-se:  negócios que postam fotos em sua conta recebem 42% mais solicitações de rotas de carro no Google Maps e 35% mais cliques para entrar no site do que outras organizações, segundo o próprio Google.

Tela para cadastro do meu negócio no Google - Adicionando fotos

Pronto! Seu negócio já fica presente no buscador e todas as informações podem ser modificadas ou completadas sempre que necessário. O Google Business inclusive permite que o perfil seja atualizado com publicações de ofertas e novidades, além de ser mais um canal para conversas instantâneas por meio do chat.

O que podemos concluir? Que o Google Meu Negócio, ou Google Business, é uma ferramenta fundamental a ser considerada na estratégia online, seja qual for o porte ou segmento do negócio. A solução facilita para que clientes encontrem as empresas, ou que possíveis consumidores passem a conhecer, tendo em vista que grande parte das pesquisas para compras de produtos ou serviços, iniciam no Google.

Mas, ao disponibilizar o seu perfil, fique atento para responder às interações e prestar um atendimento de qualidade para o cliente. Quer garantir uma experiência positiva no canal? Converse com nossa equipe e conheça nossa plataforma.

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