A jornada de venda não termina quando um negócio é fechado. Tão importante quanto as etapas de prospecção e fechamento de negócios, é o pós-venda. Este é o momento em que o cliente considera que conhece de fato a qualidade da empresa e do seu atendimento. Portanto, para encantar o consumidor e conquistar ainda mais resultados, trouxemos dicas de mensagens para o pós-venda que deve implementar no seu negócio.
O pós-venda é a fase que começa logo depois que um cliente compra seu produto e serviço. E apesar de neste momento a compra já ter sido concluída e o pagamento efetivado, ela também exige esforço tanto quanto outras etapas. Isso porque é um período determinante para demonstrar ao cliente que a qualidade é uma premissa e sua marca é confiável.
A fidelização do cliente está totalmente ligada à satisfação, e demonstrar atenção à ele mesmo após já ter concluído o processo é uma maneira de encantá-lo. Isso será determinante para saberem se vão ser fiéis à marca, mantendo como opção de compra, ou se é melhor procurar a concorrência.
Portanto, estabelecer um pós-venda garante a manutenção do relacionamento com o cliente e aumenta as chances de fidelização, algo que abre o caminho para novas oportunidades de negócio.
E sabe o quanto vale a pena fidelizar um cliente? Muito, inclusive no aspecto financeiro. Afinal, conquistar um novo cliente fica entre 5 a 25 vezes mais caro que manter os atuais. E mesmo assim muitas empresas não se preocupam com esta etapa.
Tanto que, de acordo com um relatório do Sebrae divulgado pela FecomercioSP, 85% das empresas brasileiras nunca fizeram pós-venda. E ainda, 70% sequer possuem cadastro dos seus clientes, e 94% nunca utilizaram tecnologias para monitorar os compradores. Diante disso, olha só a oportunidade de se destacar perante a concorrência.
O pós-venda será diferente se o cliente fez a compra de um produto ou serviço. Assim, no caso de vendas de produtos entre as possibilidade para encantar o consumidor depois da compra tem o oferecimento de uma garantia estendida ou serviço de manutenção, e se for um bem durável, por exemplo. No caso de produtos que não são duráveis, como roupas, alimentos, é possível possibilitar a troca ou reposição.
Já para os serviços a situação é um pouco mais complicada mas não impossível de ser realizada. Isso porque geralmente o serviço é consumido no ato da prestação, como é o caso de um corte de cabelo, por exemplo.
Assim, o caminho é colher um feedback e permanecer em contato com o cliente para estender o relacionamento. Neste caso não há a possibilidade de troca ou devolução, então é necessário que a experiência seja excelente e haja a possibilidade de prestar serviços extras para corrigir qualquer insatisfação.
Mas, independente de qual seja o formato, não deixe nenhum cliente sem resposta quando ele entrar em contato com o seu negócio após ter concretizado uma compra. A comunicação com o cliente vai definir a relação dele com a marca e é fundamental para gerar uma percepção de valor.
Diante disso, confira nossas dicas de mensagem que você pode adotar no seu negócio para fortalecer o relacionamento com o cliente e estabelecer um pós-venda efetivo.
Uma maneira de manter contato com o cliente, mesmo depois de um longo espaço de tempo após a compra, é enviar mensagens perguntando sobre o produto, o funcionamento do item e a satisfação do consumidor com a aquisição.
Além de ser uma forma de encantar o consumidor, demonstrando o cuidado com a sua experiência com o produto da sua marca, é também uma forma de captar feedbacks, e assim identificar e melhorar aspectos que precisam ser aprimorados na sua empresa.
Outro jeito de manter o contato com o cliente e fortalecer o relacionamento com a sua empresa é aproveitar o aniversário do consumidor para enviar mensagens com bons desejos para a sua vida. O dia do aniversário é a melhor data para se lembrar do cliente e faz com que ele se sinta especial.
Inclusive, aproveite este momento para oferecer um desconto ou condição especial. Assim, é até uma maneira para que além de se sentir especial com a mensagem bonita parabenizando-o, ele também tenha a percepção de que foi ‘presenteado’.
Avise ao cliente quando houver novidades no seu negócio, principalmente quando for relacionado a produtos ou serviços que ele tem costume de consumir. Se ele já fez compras com a sua marca é sinal que gosta do que é oferecido, então são grandes as chances de fechar um novo negócio quando tiver a possibilidade de experimentar algo similar ao que ele já curte.
Bom, se agora a dúvida é qual o melhor canal para fazer o envio de mensagens, saiba que a resposta é mais fácil do que imagina. O caminho segue sendo agradar ao cliente, e isso significa estar presente e conversar com ele pelo canal que ele mais gosta.
Para colocar em prática as dicas de mensagens para pós-venda e ter um relacionamento de ainda mais excelência com seu cliente, qualquer modo serve. Pode ser SMS, e-mail, Telegram, o importante é que seja um canal efetivo pelo qual o consumidor tem costume de interagir com você.
Um excelente meio para se utilizar é o WhatsApp, pois a preferência da grande maioria dos consumidores pelo canal é certa. Isso porque 80% dos usuários do WhatsApp costumam conversar com empresas no app, de acordo com a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box: Mensageria no Brasil.
E para ter um processo eficiente e ágil de atendimento no pós-venda seja qual for o canal, você precisa conhecer a solução de atendimento digital inteligente da Neppo, a Neppo Omnichannel. Uma ferramenta que permitirá automatizar o envio das mensagens, registrar o histórico de interações e gerir o atendimento do seu negócio de forma simplificada.
Para saber mais e até mesmo fazer um teste da solução é só deixar o seu contato aqui que a nossa equipe vai te ajudar a transformar o seu negócio por meio da comunicação.
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Uberlândia /MG