Mensagem ativa por chatbot: tudo o que você precisa saber

O envio da mensagem ativa por chatbot é uma estratégia que ganhou espaço na estratégia de marketing digital das empresas por conta da maior praticidade de chamar a atenção do cliente.

É importante destacar que a mensagem ativa também tem o objetivo de aprimorar o relacionamento com o cliente, mostrando que ele é especial para a loja, e isso vai contribuir para fidelização dele.

Aliada ao chatbot, que é capaz de atender com eficiência quem chama, a mensagem ativa ajuda a engajar o consumidor e tornar a sua rotina mais automatizada, reduzindo os erros. Para implementar esse recurso, é necessário seguir algumas orientações. Siga a leitura e descubra tudo o que você precisa saber para o funcionamento e o sucesso da mensagem ativa usando o chatbot.

Mensagem ativa por chatbot: o que é isso?

A mensagem ativa é um recurso usado no primeiro contato ou a primeira mensagem enviada após 24 horas pela empresa ao cliente, contabilizadas desde a última conversa, permitindo novos diálogos com o consumidor.

Ou seja, se um cliente entrou em contato com a sua empresa hoje, amanhã ele receberá uma mensagem da sua marca para gerar interação.

A Neppo, inclusive, conta com um chatbot para aprimorar o seu atendimento, oferecendo soluções rápidas e assertivas. Logo abaixo, vamos entender a função do chatbot.

Qual a função do chatbot na mensagem ativa?

O chatbot vai turbinar a mensagem ativa ao manter uma conversa em tempo real,  por texto ou por voz. Além disso, o bot consegue manter o diálogo de maneira natural e pode ser programado para disparar a mensagem ativa para diversas pessoas e continuar o atendimento.

São diversas oportunidades de novas conversas que podem ser enviadas automaticamente para engajar a interação do cliente com a loja. Por exemplo, informar alguma promoção ou até mesmo notificar algum prazo de vencimento de boleto.

Desta forma, seu atendimento é agilizado e fomenta a sensação de respostas em tempo real, o que hoje em dia é muito importante para os consumidores.

Os benefícios da mensagem ativa por chatbot

As interações promovidas pela mensagem ativa te ajudam a vender mais. Isso porque você pode usá-la como uma notificação para mostrar uma promoção imperdível ou lembrar o consumidor que tem um produto em seu carrinho, por exemplo.

Agora, fazendo esse contato por meio do chatbot, você impulsiona o disparo dessas mensagens e continua o atendimento com as pessoas que responderem. Desta forma, você ganha escala em atendimento.

Em quais canais posso ter mensagem ativa por chatbot?

Você já sabe alguns benefícios da mensagem ativa por chatbot. Mas um outro ponto que merece destaque é que ela pode ser programada tanto no WhatsApp, SMS e WorkPlace (no Facebook).

Entretanto, é preciso entender qual canal é mais estratégico e será mais efetivo para a sua empresa. Para isso, confira algumas diferenças entre as plataformas:

  • SMS: O envio de mensagem ativa por chatbot em SMS envolve algumas características como ter as despesas reduzidas, usar frases mais curtas e economizar o tempo.
  • WhatsApp: No WhatsApp, é preciso baixar o WhatsApp Business API que permite integrar o chatbot e outras ferramentas ao WhatsApp. Um dos pontos mais positivos é que os usuários costumam estar mais presentes nessa plataforma.
  • Facebook: o Workplace, criado pelo Facebook, é uma plataforma semelhante a uma rede social. Para usar a mensagem ativa por chatbot, o usuário também deve pedir a autorização prévia. O chatbot pode ser usado para eliminar tarefas

Dicas para compor a mensagem ativa por chatbot

Agora que você já sabe os benefícios do uso de mensagens ativas por chatbot,  e em quais canais é possível usar essa solução, elencamos algumas dicas para que você elabore essa comunicação.

Para que você tenha sucesso e efetividade no envio da sua mensagem ativa por chatbot, é preciso que ela tenha alguns elementos essenciais. Além disso, alguns cuidados também são necessários na hora de elaborar esse conteúdo.

Confira algumas dicas simples e práticas na hora de estruturar sua mensagem ativa.

Revise a ortografia

Uma mensagem que apresenta erros gramaticais pode perder a credibilidade e até mesmo causar um comentário negativo pelo usuário. Buscamos uma comunicação com credibilidade, para isso, é importante que você esteja atento para compor corretamente a ortografia da mensagem ativa.

Conheça o seu público para disparar mensagens relevantes

Para captar a atenção do cliente, a mensagem deve ser relevante para ele. Quanto mais você conhecê-lo, mais você consegue personalizar a mensagem de acordo com as preferências dele, aumentando o seu engajamento com a loja.

Seja objetivo

Se a mensagem for muito longa, provavelmente, o usuário pode perder o interesse. Lembre-se de compor uma mensagem que vá direto ao ponto, utilizando informações úteis e conduzindo o seu cliente a interagir com o atendimento.

Pare de perder tempo e comece a usar a mensagem ativa por chatbot no seu negócio

Você já entendeu que a mensagem ativa é um recurso que vai melhorar o relacionamento do cliente com a sua loja e te ajudar a vender mais. Junto a isso, o chatbot vai agilizar o processo de envio e de atendimento, otimizando o tempo da sua equipe e oferecendo mais autonomia ao usuário.

Nós estamos aqui para te ajudar a implementar o uso da mensagem ativa na sua empresa, por isso convidamos você para testar de forma gratuita a plataforma Neppo Omnichannel, que vai automatizar e facilitar a rotina do seu negócio. Deixe o seu contato aqui que vamos te chamar!

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