O envio da mensagem ativa por chatbot é uma estratégia que ganhou espaço na estratégia de marketing digital das empresas por conta da maior praticidade de chamar a atenção do cliente.
É importante destacar que a mensagem ativa também tem o objetivo de aprimorar o relacionamento com o cliente, mostrando que ele é especial para a loja, e isso vai contribuir para fidelização dele.
Aliada ao chatbot, que é capaz de atender com eficiência quem chama, a mensagem ativa ajuda a engajar o consumidor e tornar a sua rotina mais automatizada, reduzindo os erros. Para implementar esse recurso, é necessário seguir algumas orientações. Siga a leitura e descubra tudo o que você precisa saber para o funcionamento e o sucesso da mensagem ativa usando o chatbot.
A mensagem ativa é um recurso usado no primeiro contato ou a primeira mensagem enviada após 24 horas pela empresa ao cliente, contabilizadas desde a última conversa, permitindo novos diálogos com o consumidor.
Ou seja, se um cliente entrou em contato com a sua empresa hoje, amanhã ele receberá uma mensagem da sua marca para gerar interação.
A Neppo, inclusive, conta com um chatbot para aprimorar o seu atendimento, oferecendo soluções rápidas e assertivas. Logo abaixo, vamos entender a função do chatbot.
O chatbot vai turbinar a mensagem ativa ao manter uma conversa em tempo real, por texto ou por voz. Além disso, o bot consegue manter o diálogo de maneira natural e pode ser programado para disparar a mensagem ativa para diversas pessoas e continuar o atendimento.
São diversas oportunidades de novas conversas que podem ser enviadas automaticamente para engajar a interação do cliente com a loja. Por exemplo, informar alguma promoção ou até mesmo notificar algum prazo de vencimento de boleto.
Desta forma, seu atendimento é agilizado e fomenta a sensação de respostas em tempo real, o que hoje em dia é muito importante para os consumidores.
As interações promovidas pela mensagem ativa te ajudam a vender mais. Isso porque você pode usá-la como uma notificação para mostrar uma promoção imperdível ou lembrar o consumidor que tem um produto em seu carrinho, por exemplo.
Agora, fazendo esse contato por meio do chatbot, você impulsiona o disparo dessas mensagens e continua o atendimento com as pessoas que responderem. Desta forma, você ganha escala em atendimento.
Você já sabe alguns benefícios da mensagem ativa por chatbot. Mas um outro ponto que merece destaque é que ela pode ser programada tanto no WhatsApp, SMS e WorkPlace (no Facebook).
Entretanto, é preciso entender qual canal é mais estratégico e será mais efetivo para a sua empresa. Para isso, confira algumas diferenças entre as plataformas:
Agora que você já sabe os benefícios do uso de mensagens ativas por chatbot, e em quais canais é possível usar essa solução, elencamos algumas dicas para que você elabore essa comunicação.
Para que você tenha sucesso e efetividade no envio da sua mensagem ativa por chatbot, é preciso que ela tenha alguns elementos essenciais. Além disso, alguns cuidados também são necessários na hora de elaborar esse conteúdo.
Confira algumas dicas simples e práticas na hora de estruturar sua mensagem ativa.
Uma mensagem que apresenta erros gramaticais pode perder a credibilidade e até mesmo causar um comentário negativo pelo usuário. Buscamos uma comunicação com credibilidade, para isso, é importante que você esteja atento para compor corretamente a ortografia da mensagem ativa.
Para captar a atenção do cliente, a mensagem deve ser relevante para ele. Quanto mais você conhecê-lo, mais você consegue personalizar a mensagem de acordo com as preferências dele, aumentando o seu engajamento com a loja.
Se a mensagem for muito longa, provavelmente, o usuário pode perder o interesse. Lembre-se de compor uma mensagem que vá direto ao ponto, utilizando informações úteis e conduzindo o seu cliente a interagir com o atendimento.
Você já entendeu que a mensagem ativa é um recurso que vai melhorar o relacionamento do cliente com a sua loja e te ajudar a vender mais. Junto a isso, o chatbot vai agilizar o processo de envio e de atendimento, otimizando o tempo da sua equipe e oferecendo mais autonomia ao usuário.
Nós estamos aqui para te ajudar a implementar o uso da mensagem ativa na sua empresa, por isso convidamos você para testar de forma gratuita a plataforma Neppo Omnichannel, que vai automatizar e facilitar a rotina do seu negócio. Deixe o seu contato aqui que vamos te chamar!
Soluções para comunicação inteligente.
Uberlândia /MG