Ligação telefônica e a estratégia omnichannel: porque se relacionam?

Provavelmente você já até ouviu a frase “hoje o telefone faz tudo, menos ligação”, não é mesmo? Mesmo que essa afirmação seja um pouco verdadeira, a atenção à ligação telefônica recebida ainda é muito importante para as empresas. Principalmente quando falamos de questões que precisam ser resolvidas de forma rápida, e até de casos emergenciais. Isso porque, entre inúmeros outros fatores, as chamadas de voz possibilitam uma conversa direta, humana e assertiva.

Então, se você pensa que a ligação telefônica é algo do passado, saiba que não é bem assim. Os consumidores ainda querem usar este recurso para falar com o seu negócio! Portanto, o telefone não pode ficar de lado e também demanda cuidados para que o atendimento por ele seja de qualidade.

Assim, como garantir que a experiência do consumidor neste canal também será de excelência? Como integrá-lo com os demais meios de comunicação da empresa? É aqui que entra a estratégia omnichannel. Se ela faz parte da sua gestão, será um meio de assegurar que o cliente receba um bom atendimento, também no telefone. Vamos desvendar o assunto!

Qual a relevância da ligação telefônica?

Se você ainda tem dúvidas sobre a importância de se dedicar ao atendimento telefônico, saiba que de acordo com uma notícia da Terra, uma pesquisa realizada pela Phone Track, mostrou que 60% dos consumidores ainda preferem entrar em contato com uma organização por meio de ligação telefônica.

Assim, mesmo que o WhatsApp ou os chats online sejam canais de atendimento fundamentais, a ligação ainda tem um importante papel na comunicação com o cliente. Principalmente porque a interação de pessoa para pessoa ainda é necessária na maioria das vezes.

Só para termos uma ideia, quando se pesquisa “não atende o telefone Reclame Aqui” no Google, a quantidade de reclamações registradas é muito alta. Isso mostra que, sim, o cliente usa o telefone, especialmente para quando ele precisa de uma resposta imediata.

Por exemplo, em caso de uma urgência, você prefere preencher um formulário enorme no site da empresa, mandar um e-mail, ou pegar o telefone e falar com um atendente de uma vez?

Provavelmente, irá preferir fazer a ligação telefônica. Portanto, é de extrema importância que o negócio ofereça essa opção de contato, para que possa atender às expectativas do cliente de forma efetiva.

Como oferecer um bom atendimento através de ligação telefônica?

Para oferecer um atendimento de qualidade é importante responder às expectativas do cliente. Nesta esfera, é necessário entender quais são os canais de atendimento que o seu cliente mais gosta. E já sabemos que a ligação telefônica está entre essas opções.

Feito essa pesquisa e atuando nestes canais que agradam ao consumidor, é hora de pensar em como haverá a convergência destes meios para que a empresa ofereça uma experiência uniforme em todas, afinal isso será fundamental para prestar um atendimento de qualidade em todos os meios de comunicação.

Em outras palavras, ter o omnichannel como estratégia. Pois, ter um atendimento integrado será essencial para que o cliente não ache que está conversando com empresas diferentes ao entrar em contato com seu negócio por canais distintos, e assim tenha uma percepção negativa.

Pense, o cliente tem problemas com a compra de um produto, entra em contato através do SAC da empresa e não consegue solucionar imediatamente. Então, ele faz uma nova interação, desta vez chamando pelo WhatsApp, e aí por a empresa não praticar o omnichannel, não há o histórico de conversas e o consumidor precisa repetir todo o relato que já havia feito na conversa anterior. Frustrante, não é mesmo?

Portanto, já percebemos o quanto o omnichannel é indispensável. E às vezes você pode imaginar que registrar este histórico só é possível com meios de contato em que há a troca de mensagens e as ligações telefônicas podem ficar a parte do omnichannel. Mas, nada disso! Ele também será a chave para que os atendentes mantenham uma boa conversa por telefone.

E para conseguir isso, não é tão complicado. Uma plataforma de atendimento digital omnichannel que integre os canais, incluindo o telefone, permitirá ter todas as informações sobre o relacionamento com o cliente no mesmo lugar.

Neppo Voz: solução para ligação telefônica

A Neppo Omnichannel, nossa solução de atendimento digital inteligente, é uma plataforma que permite adotar a estratégia omnichannel e integrar o atendimento da ligação telefônica no mesmo lugar que estarão os demais canais de contato.

Inclusive, por meio da função Neppo Voz da solução, é possível que toda a sua equipe também utilize o telefone de maneira integrada para o atendimento. Assim, você pode manter um número de contato único e os colaboradores atuam como se utilizassem um PABX, uma central telefônica, independente de onde estejam.

A integração dos canais, além de ajudar na gestão, proporciona uma experiência uniforme e o cliente não tem a sensação de que conversa com empresas diferentes quando entra em contato com a sua marca por outros canais.

Outro ponto importante, que é sempre válido reforçar, é que com o recurso omnichannel, o histórico de ligações com o cliente também fica disponível para consulta dos atendentes em contatos futuros. Então, se sua empresa deseja transformar seu atendimento com a Neppo Omnichannel, deixe o seu contato aqui que vamos falar com você.

 

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