Erros no atendimento ao cliente que devem ser evitados

Uma boa experiência no atendimento é pré-requisito para grande parte dos consumidores quando busca uma empresa. Diante disso, um grande desafio para negócios é eliminar erros no atendimento ao cliente, e assim garantir uma boa percepção do cliente em relação a sua marca.

Até porque quando um consumidor procura o atendimento da sua empresa é porque acredita que pode ser ajudado por ela. É  dado um voto de confiança, e se você oferecer excelência no atendimento irá conquistar ainda mais o consumidor. Assim, a sua marca passará a ser sempre uma opção para resolver os problemas deste consumidor. 

Mas uma falha pode colocar tudo a perder e talvez nem tenha uma nova chance com este consumidor. Afinal, sabemos que para ele a experiência de qualidade pode ser mais importante do que os produtos e serviços. Sem contar que os clientes estão até dispostos a pagar a mais por uma experiência melhor. 

Por isso, separamos alguns erros no atendimento ao cliente que devem ser evitados para que a sua empresa conquiste cada cliente que procurá-la. Confira!

Mas, porque os erros acontecem?

Antes de pensar nos principais erros no atendimento ao cliente que não podem acontecer no seu negócio, vamos refletir um pouco sobre o porque essas falhas acontecem e assim, se preparar para evitá-las ou mesmo corrigi-las, antes que seja tarde demais. 

O processo de atendimento não pode ser apenas um script que os atendentes devem seguir. É preciso dedicar atenção ao setor que lidará diretamente com os clientes, começando pelos responsáveis por traçar estratégias relacionadas à área.

É fundamental investir na estrutura de atendimento, promover treinamentos e investir em tecnologias que aprimorem o serviço prestado. Também é importante definir e alinhar com todos envolvidos nesta etapa o tom que será adotado no contato com clientes, dentre outras diretrizes. 

Os principais erros no atendimento ao cliente

E ainda assim, mesmo diante de tamanha preparação, quando acontecerem erros, seja por falta de foco, compreensão ou diligência, é preciso repará-los. Mas, vamos concordar que evitar os erros no atendimento ao cliente é um caminho ainda melhor, não é mesmo? Por isso, confira as falhas que não devem acontecer no seu negócio. 

Não oferecer atendimento em tempo integral

Oferecer atendimento 24 horas nos 7 dias da semana se tornou indispensável para as empresas, afinal os clientes estão cada dia mais conectados. O consumidor atual é um usuário constante da internet, e para ele, não existe horário comercial.

Com um smartphone toda a jornada do cliente é feita de maneira ágil e confortável, passando da pesquisa do produto ou serviço até a fase de pagamentos em questão de minutos. Portanto, as lojas devem estar disponíveis sem interrupções para receber o contato do cliente e permitir a realização de transações a qualquer momento.

Não ter uma experiência omnichannel

Como tratamos no tópico anterior, o consumidor atual é digital e, com isso, espera agilidade nas interações com marcas, além de que estes contatos sejam dinâmicos, através do canal digital que ele preferir, e ainda personalizados. Para atender esses requisitos é necessário oferecer uma experiência omnichannel. 

Ou seja, é preciso demonstrar para o cliente que você o conhece e sabe de todo o histórico dele com a sua marca, independente se ele entrou em contato através de canais diferentes. Imagina, fazer com que o cliente repita tudo o que já contou na última interação com seu negócio somente porque ele entrou em contato via WhatsApp e na última vez havia trocado mensagens por e-mail. 

Com um consumidor dinâmico e digital que espera respostas rápidas e assertivas, passar por uma situação como essa é inadmissível. E o caminho para evitá-la é contar com a tecnologia para oferecer uma experiência omnichannel. Isso porque por meio do uso de uma solução que tenha esse recurso é possível registrar o histórico de interações com o consumidor e aprimorar o atendimento, evitando este erro. 

Informações incorretas ou incompletas

É fundamental que a equipe de atendimento tenha domínio sobre os assuntos, trazendo clareza na responsiva aos clientes. O compartilhamento de informações incorretas ou incompletas pode acontecer devido a falta de treinamentos, pressão de clientes ou até mesmo a falta de motivação.

Portanto, sempre reserve um momento para atualizar e dedicar atenção à equipe que fica a frente do processo e lida diretamente com o cliente.

Falta de empatia com o cliente

Passar a percepção de que não se importa com o consumidor é um erro no atendimento ao cliente. Por isso, é importante escutar respeitosamente as demandas e os sentimentos compartilhados por cada consumidor.

Essa medida é importante para que ele se sinta valorizado. Inclusive, tenha cuidado com o tom usado nas conversas com o consumidor e demonstre que está atento ao que ele está dizendo.

Não cuidar do pós-venda

Muitos clientes consideram que é no pós-venda que eles conhecem de fato a qualidade do atendimento de uma organização. Afinal, nesta etapa já finalizaram a compra e com certeza já realizaram o pagamento. 

Portanto, dedique atenção a esta etapa e procure responder aos questionamentos recebidos de clientes com rapidez e assertividade, para garantir de vez a satisfação dele e, com isso, ter novas oportunidades com esse consumidor. 

Não realizar pesquisas de satisfação

Contar com mecanismos para ouvir o consumidor é necessário, assim é uma forma de compreender como está o desempenho do seu atendimento, saber a avaliação em relação a seus produtos ou serviços. Com isso, é possível identificar pontos de melhoria em seus processos e também evitar erros no atendimento ao cliente.

As pesquisas de satisfação são a maneira de captar dados preciosos que vão ajudar a tomar decisões mais assertivas e encontrar caminhos e soluções para satisfazer ainda mais o consumidor. 

Não acompanhar índices do atendimento

Outro grave erro no atendimento ao cliente é não acompanhar os índices de desempenho relacionados à área. Se você não realiza este monitoramento significa que não tem dados e seus relatórios de atendimento podem não ser tão efetivos. Dessa forma não há o controle em relação ao atendimento, se ele está satisfatório ou não. 

Alguns exemplos de indicadores que contribuem para compreender a performance do seu atendimento são: tempo médio de atendimento (TMA), tempo médio de espera (TME), número de chamadas atendidas, número de casos solucionados no primeiro contato e Net Promoter Score (NPS) ou nível de satisfação do cliente. 

Como evitar erros no atendimento ao cliente?

Para finalizar, uma dica para evitar os erros no atendimento ao cliente de vez. Como já mencionamos aqui, a tecnologia é um caminho para reduzir as falhas neste processo. Contar com uma solução de atendimento digital é uma maneira de garantir:

  • Agilidade nas respostas às interações por meio da automatização de respostas;
  • Oferecer atendimento 24/7 de maneira efetiva e inteligente;
  • Registrar dados e ter o histórico do relacionamento com o cliente;
  • Enviar pesquisas de satisfação de maneira automática;
  • Acompanhar indicadores em tempo real.

Assim, todos os erros no atendimento ao cliente que vimos aqui serão evitados, não é mesmo? Por isso, conheça a Neppo Omnichannel, nossa plataforma de atendimento inteligente que vai transformar a comunicação do seu negócio. Inclusive, você pode fazer um teste grátis para ver na prática. É só deixar o seu contato aqui que vamos falar com você. 

 

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