Como o uso de chatbots em logística otimiza resultados?

Provavelmente se você chegou nesse texto é porque trabalha com logística, a especialidade da administração voltada para que empresas executem suas atividades conforme o planejado. Uma área em que a precisão e agilidade são requisitos, com isso, encontrar maneiras que facilitem alcançar essas condições é uma necessidade. E um caminho para isso é o uso de chatbots em logística. 

Imagine uma tecnologia que te ajuda com processos, desde a lista de compras de matérias-primas, até a lista de distribuição das mercadorias fabricadas. Algo que servirá para que as operações de logística atuem corretamente, afinal é indispensável a utilização de recursos que facilitem a gestão de informação e o cumprimento de prazos. 

Por isso, os chatbots para logística são uma valiosa solução, pois vão auxiliar e otimizar esses processos. Para entender as possibilidades continue a leitura e entenda mais sobre o assunto! 

Por que usar chatbot em logística ajuda sua empresa?

Antes de começar a explicar o porque usar chatbots em logística e seus benefícios, se você quer entender mais sobre como funcionam os chatbots e maneiras de utilizá-lo em diferentes negócios, pode acessar o nosso conteúdo para entender o que é um chatbot. 

Agora, como mencionamos anteriormente, se você chegou até esse texto é porque provavelmente trabalha diretamente no setor de logística e sabe melhor do que qualquer um, que gestão de informação e gestão de prazo são os dois fatores principais, ou melhor, os pilares primordiais que sustentam esse setor. 

Desse modo, os fluxos de entrega, processo de compartilhamento de informações, gestão de crises, entre outros processos, que são muito importantes para garantir uma comunicação sólida e eficiente no setor, poderão ser simplificados com o uso do chatbots. Com a solução estes procedimentos podem ser automatizados, trazendo agilidade, eficiência e minimizando os riscos de erros humanos. 

Benefícios de usar chatbots em logística

Além de proporcionar produtividade, rapidez e redução de riscos como já mencionamos, os chatbots em logística aumentam o controle sobre as informações que são passadas entre os setores de cada processo. Por meio dessa ferramenta de inteligência artificial, torna-se possível efetuar com mais eficiência, os seguintes pontos: 

  • a integração de diferentes bancos de informação da empresa;
  • o cruzamento rápido de dados;
  • tomada de decisão mais assertiva;
  • monitoramento e administração de inventários da empresa;
  • processamento de ordens, pedidos e suas possíveis alterações, tanto de processos internos, quanto de clientes; 
  • acompanhar o andamento da entrega, enviando atualizações aos clientes em tempo real.

Com todos esses pontos em mente, é perceptível que o grande benefício de um chatbot em logística é a diminuição de erros e consequente necessidade de retrabalho, além de que todos esses fatores conduzem para a redução de custos. Resumindo, a implementação do chatbot é uma estratégia que aumenta a produtividade ao auxiliar numa execução mais rápida dos processos, diminuindo a incidência de erros e reduzindo os custos operacionais. 

Onde usar um chatbot em logística?

Bom, você já entendeu os benefícios e o papel do chatbot em logística nas empresas, agora é o momento de compreender mais especificamente como e onde ele pode ser implementado e o que ele é capaz de fazer. 

Para o cliente

Para o cliente, existem duas formas principais de como o chatbot em logística ajuda. O primeiro é na solicitação de entrega, em que é possível programar o bot para coletar dados pessoais, o endereço da entrega, os horários e datas que o cliente pode recebê-la e afins. Dessa forma, o cliente deixa de ter que passar por um atendente e o fluxo do serviço fica mais fluido para ambos os lados. 

O segundo ponto é a alteração de pedido, às vezes é necessário alterar alguma informação pontual, e entrar em contato com o SAC para resolver é uma “dor de cabeça” que o cliente não quer passar. Portanto, com o chatbot é possível fazer de maneira automatizada e instantânea, sem ter que aguardar longas filas de atendimento por telefone ou e-mails.

Além disso, também é possível automatizar as respostas às questões rotineiras como as dúvidas pontuais sobre o processo de compra ou entrega, ou transferindo o contato da pessoa para a equipe responsável. E isso pode ser feito nos mais diversos canais, como notificações em aplicativo, WhatsApp, SMS, Messenger, Telegram ou e-mail.

Para os processos internos

Os chatbots em logística também ajudam nos processos internos, um exemplo, é que por meio de interface com o cliente, o bot coleta dados de compra e entrega e atualiza automaticamente no banco de dados. Dessa forma, o fluxo de trabalho das demais equipes da empresa é facilitado. 

Além disso, também é possível rastrear as frotas e ter mais clareza no monitoramento de veículos, ter informações sobre reabastecimento e dados sobre o que vai sair para entrega, conectar essas informações e assim, ainda compartilhar com o próprio cliente. 

Conclusão

Contar com a tecnologia é um meio para ter uma gestão mais eficiente e um relacionamento mais eficaz com seu cliente. E com o uso de chatbots na logística, a satisfação de quem conta com o serviço prestado pela sua empresa fica garantida. Afinal, como vimos, os processos são facilitados com a automatização. 

E se agora a sua pergunta é como aproveitar todos esses benefícios na sua empresa, saiba que está mais fácil do que imagina. Por meio da nossa solução de atendimento digital inteligente, a Neppo Omnichannel, o uso de chatbots aprimora os resultados e garante uma redução de custos para todo seu negócio. Quer conversar um pouco sobre o assunto e testar na prática essas vantagens que falamos por aqui? É só deixar o seu contato aqui que vamos falar com você.

 

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