Seja qual for o setor ou mesmo o porte da empresa, a comunicação interna é necessária. Ela é um dos aspectos mais importantes de um negócio, pois é direcionada para o bem mais valioso de qualquer empresa: os colaboradores. Por isso, merece toda dedicação. Incentivar uma comunicação clara e acessível para os funcionários é uma das premissas para que a estratégia seja efetiva, e para isso, definir um canal de comunicação interna que facilite a interação na equipe deve ser um cuidado da organização.
O desafio de manter uma comunicação interna de qualidade é grande, tamanho equivalente à importância da estratégia na organização. Mas, com algumas ações e recursos tecnológicos, a missão de manter um clima transparente e propício pode ser facilitada.
Confira neste conteúdo algumas dicas de opções e como o canal de comunicação interna certo pode facilitar o dia a dia da empresa.
Antes de qualquer coisa, vamos esclarecer o que é esta estratégia.
A comunicação interna é o esforço com o propósito de ter um bom relacionamento e alinhamento entre colaboradores e organização. É uma forma para viabilizar que a empresa atue de forma integrada, e alcançar maior produtividade, engajamento dos funcionários, e consequentemente, mais resultados.
Segundo um estudo realizado pela Tower Watson, as empresas com uma comunicação interna eficaz têm 70% mais chances de superar concorrentes, mantém altos níveis de engajamento e satisfação dos colaboradores.
Além disso, podemos destacar ainda mais benefícios que reforçam a importância da comunicação interna em uma empresa, como:
Quando há um maior envolvimento dos funcionários, os resultados são alavancados, e ainda há o fortalecimento do time, que gera um clima mais leve, produtivo e respeitoso. Enfim, a organização só tem a ganhar com a atenção a este setor.
Assim como tantos outros, nos últimos anos, o setor da comunicação interna também teve o processo de digitalização acelerado, devido à pandemia da Covid-19.
Equipes em que era possível continuar o trabalho à distância, o home office foi adotado e ainda mostrou que veio para ficar. Apesar de já ter o alívio de restrições em combate à doença, muitas empresas optaram por seguir com funcionários trabalhando remotamente. Neste cenário, facilitar a interação entre colaboradores ficou ainda mais fundamental e a comunicação digital foi acelerada.
E mesmo se não enfrentássemos a pandemia, a tecnologia vem ganhando cada vez mais espaço na rotina das pessoas, e consequentemente nas organizações. O que é muito positivo, já que as soluções digitais têm contribuído para facilitar processos. Inclusive, elas devem ser utilizadas para aprimorar a comunicação com os funcionários.
Uma forma para isso é aproveitar as plataformas digitais disponíveis para troca de mensagens ou mesmo de arquivos, e adotá-las também como canais de comunicação interna, possibilitando uma interação ágil e assertiva entre funcionários e departamentos.
E com a implantação de um canal de comunicação interna eficiente, alguns benefícios poderão ser percebidos na rotina do negócio, como:
Mas, ficou na dúvida de qual canal utilizar na comunicação interna do seu negócio? Confira a seguir.
São inúmeras as possibilidades de plataformas para utilizar como canal de comunicação interna em uma empresa. Porém, é válido conhecer os colaboradores para que sejam escolhidos os meios certos de forma que favoreça a adaptabilidade da equipe. Em um grupo moderno com acesso a smartphones, aplicativos mobile, por exemplo, são ótimas opções.
Segue, então, algumas dicas de canais que podem ser aproveitados para facilitar a rotina do seu negócio. Confira:
É bem provável que já até utilize o e-mail como canal de comunicação interna, e ele é muito apropriado mesmo. Apesar de ter quem ache que é uma opção ultrapassada, este é um meio muito útil para interações na empresa, principalmente quando o assunto precisa ficar documentado.
O e-mail também é um recurso mais formal, o que faz com que as mensagens que são compartilhadas por ele sejam levadas mais a sério. Além disso, ele oferece funcionalidades que facilitam a organização de informações, como tags, definir mensagens favoritas, entre outros.
A plataforma de comunicação e colaboração da Microsoft combina bate-papo, videoconferências, armazenamento de arquivos e pode ser uma grande aliada na comunicação interna.
Dá para utilizar o Microsoft Teams para solicitações de suportes e serviços para departamentos, por exemplo. Combinado com outros canais é possível gerenciar a comunicação e demandas entre equipes.
O Telegram também pode ser um canal de comunicação interna, sendo utilizado para conversas com as equipes da organização. Muitas empresas já usam o app como canal oficial para troca de arquivos e interações instantâneas sobre assuntos do negócio, com a ideia de promover uma separação do profissional do que é pessoal.
Isso porque conversas com amigos e familiares geralmente são mais concentradas no WhatsApp.
Além disso, a plataforma disponibiliza funções de segurança como proteção de chats individuais com senha, bloqueio de captura de telas e envio de mensagens que se autodestroem que podem ser interessantes para o compartilhamento de informações que demandam sigilo.
O envio de SMS pode ser uma solução quando há a necessidade de notificar os colaboradores com rapidez. O meio é conhecido por ser eficiente e barato para fazer comunicação de mensagens mais curtas em massa.
Há estudos que indicam que as mensagens de SMS tem uma taxa de abertura superior a 90% e leitura quase imediata, sendo quase 3 minutos após o recebimento.
Neste formato são utilizados apenas 160 caracteres, não exigindo o desenvolvimento de artes gráficas ou textos mais longos.
Uma observação: É importante variar canais para atender as preferências dos funcionários e ter mais opções para atingir seus objetivos, definindo o meio a ser utilizado conforme o conteúdo da mensagem.
Seja qual for o meio definido, é importante que não existam barreiras. Assim, colaboradores ficam alinhados e engajados com os objetivos, causas e discursos da empresa.
Com canais implantados, o trabalho continua para gerenciar os meios utilizados. E para saber se as ações executadas estão alcançando o objetivo da comunicação interna, assim como em qualquer outra estratégia, é importante definir métricas.
Na comunicação interna também é essencial ter dados de desempenho das iniciativas para definir os próximos passos, entender como os colaboradores têm sido impactados e como se comunicam internamente.
No caso do uso de e-mail, por exemplo, é importante analisar se as mensagens estão realmente sendo abertas. A taxa de abertura e de cliques em links sugeridos vão indicar se o recado repassado aos colaboradores é efetivo. Há recomendações de que este índice fique no mínimo em 37%.
Diante de tantas opções, e a necessidade de oferecer uma variedade de canais, surge um novo desafio: o gerenciamento do canal de comunicação interna.
Para isso, a tecnologia segue sendo aliada. Plataformas de atendimento digital, além de otimizar processos e facilitar interações com o público externo, contribuem para a integração e gerenciamento dos meios utilizados internamente.
Com a Neppo Omnichannel é possível associar todos os canais mencionados acima, além de várias outras opções, e fazer a gestão em um único lugar. Além disso, também poderá ser automatizado o envio de mensagens e respostas a questionamentos recebidos da equipe, fazer combinações de canais para ter um diálogo ainda mais assertivo e ágil.
Sem contar que há o registro de dados sobre o uso dos meios para facilitar análises e tomadas de decisões relacionadas à comunicação interna.
Fale com nossa equipe, faça um teste gratuito da Neppo Omnichannel e conheça todos os recursos. Aprimore comunicação interna e externa com apenas uma solução.
Soluções para comunicação inteligente.
Uberlândia /MG
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |