Opt-in no WhatsApp: entenda e saiba porque ele é necessário para conversar com seus clientes no app

Os consumidores esperam que as marcas estejam disponíveis em seus canais de comunicação preferidos. O que significa que é indispensável estar no WhatsApp, afinal ele é o aplicativo mais usado pelos brasileiros. Mas, você sabia que para poder enviar mensagens pela ferramenta é preciso ter o opt-in no WhatsApp concedido pelos consumidores?

O opt-in é uma ação indispensável para qualquer empresa que deseja enviar mensagens ativas e notificações por meio do app para seus prospects e clientes. Ele significa uma autorização prévia para receber contatos da empresa e é uma exigência do WhatsApp.

Isso porque o aplicativo preza religiosamente pela experiência do usuário, portanto tem essa medida como uma maneira de evitar o envio de spam pela plataforma, e assim garante conforto para quem usa o app.

Neste conteúdo, você entenderá o que significa ter o opt-in no WhatsApp, saber mais no detalhe porque ele é necessário e ainda confere dicas para aumentar a taxa de conversão e conquistar mais aceites para o seu negócio.

O que significa ter o opt-in?

Como até já mencionamos, o opt-in é uma autorização dada pelo cliente para a empresa, formalizando que está aberto a receber comunicações, conteúdos e notificações da marca. Esse ato é importante para que a empresa tenha uma comprovação de que o consumidor realmente tem interesse em receber mensagens.

Inclusive, cumprir essa medida, além de garantir o cumprimento das diretrizes do WhatsApp, é necessária para garantir a efetividade das estratégias de marketing. Pois não tendo a ‘autorização’, são grandes as chances do consumidor classificar as suas mensagens como spam e mensagens não solicitadas. Algo que pode levar até mesmo a perder a conta do seu negócio no aplicativo.

No momento de coletar o opt-in no WhatsApp do cliente é fundamental deixar claro que a pessoa está optando por receber contatos pelo aplicativo e para qual empresa está dando o aceite. Além disso, também é necessário ter atenção para estar de acordo com leis de proteção de dados, que no caso do Brasil, o direcionamento é por meio da LGPD.

Aproveitando o assunto, é importante esclarecer que também há o opt-out, ou seja, o descadastro. É essencial dar a possibilidade de encerramento dessa autorização a qualquer momento pelo consumidor, afinal é possível que ele mude de ideia e deseje cancelar o recebimento.

Por que o opt-in no WhatsApp é necessário?

O WhatsApp tem as versões especiais para empresas atenderem seus clientes, como o WhatsApp Business API, que é para o uso de negócios com alto volume no envio de mensagens que fazem uso de automações. E para utilizar essa solução é necessário seguir algumas regras estabelecidas pelo aplicativo que visa promover um espaço confortável e seguro para os usuários.

Por mais que obter o opt-in do consumidor é uma boa prática para qualquer canal e comunicação, no caso do WhatsApp Business, ele é obrigatório. Isso porque, como até já te adiantamos, a ferramenta preza em oferecer uma boa experiência para quem a utiliza e visa garantir que os usuários tenham contatos eficientes e de valor com as empresas, independente do tipo de comunicação.

Como sua empresa pode obter o opt-in no WhatsApp

Para solicitar o opt-in do cliente no WhatsApp, podem ser usados outros canais de comunicação. Os meios mais comuns usados pelas empresas são:

  • e-mail;
  • SMS;
  • Landing pages;
  • Formulários em aplicativos;
  • No próprio WhatsApp;
  • Site da empresa.

 

Independente do meio escolhido, o importante é ter essa autorização registrada, pois ela pode até mesmo ser solicitada pelo próprio WhatsApp a qualquer momento.

Outro ponto que merece atenção, é que ainda devido ao cuidado em manter uma experiência de qualidade para o usuário, todas as mensagens a serem enviadas pelas empresas que usam a versão Business API precisam passar por uma validação do WhatsApp antes de serem enviadas aos clientes. E para serem aprovadas, elas precisam ter, entre outras diretrizes, oferecer a possibilidade de opt-out.

Dicas para aumentar a taxa de conversão de opt-ins

Confira algumas boas práticas que vão contribuir para aumentar as taxas de aceite de comunicação via WhatsApp:

  • Deixe claro o valor de receber as atualizações e notificações do seu negócio através do WhatsApp;
  • Tenha um processo simples de opt-in no WhatsApp, reduzindo o esforço do cliente para dar o aceite;
  • Também deixe claro as instruções sobre como os clientes podem cancelar o opt-in e sempre que tiver alguma solicitação, atenda.

Sobre as conversas iniciadas por usuários

Outro ponto que precisa ser esclarecido em relação ao opt-in é sobre as conversas iniciadas pelo usuário. O WhatsApp tem diferentes classificações para as interações, e as conversas são diferentes se são iniciadas pelo consumidor ou pela empresa.

E nestes casos, mesmo que o cliente comece o contato com o seu negócio, isso não significa ter um opt-in no WhatsApp. O que acontece é a contagem de uma janela de 72 horas para que sua empresa responda a mensagem, e a partir deste período não é indicado enviar mais mensagens. E é fundamental seguir essa regra porque o WhatsApp monitora.

Para não correr riscos, é importante contar com a ferramenta oficial do WhatsApp para empresas, a Business API. Com o uso dela, sua empresa fica em conformidade com as regras estabelecidas para comunicação no aplicativo. Para isso, você pode contar com a Neppo. Nossos especialistas ajudam a aprimorar o seu atendimento ao cliente na solução, e para falar com algum deles, é só deixar seu contato aqui.

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