O que é CRM? Entenda e veja os benefícios da solução!

Ter um bom relacionamento com o cliente é fundamental para qualquer negócio e, inclusive pode até mesmo ser o principal diferencial para se destacar entre os concorrentes. Por isso, adotar estratégias que valorizem essa prática, como o CRM, deve ser prioridade. 

Afinal, não é novidade o quanto o consumidor tem ficado exigente e valoriza boas experiências vividas com marcas. E demonstrar que conhece o cliente e antecipar soluções para as suas necessidades são um excelente caminho para conquistá-lo.

Essas medidas se tornam possíveis quando o processo de vendas é eficiente, inteligente e assertivo. Algo que acontece quando há o uso do CRM pela empresa. Portanto, entenda o que é CRM e os benefícios de sistemas de CRM para o seu negócio. 

O que é CRM?

CRM significa Customer Relationship Management, ou traduzindo, gestão de relacionamento com o cliente. A sigla define a estratégia de marketing e vendas em que o foco é organizar e cuidar do relacionamento com o cliente. 

Ela consiste em utilizar diversas táticas para gerenciar a relação entre a marca e o consumidor, com o objetivo de otimizar recursos e aumentar vendas. Assim, pode ser considerada uma ação relacionada à estratégia de CRM, o que pode ser realizado para ajudar no gerenciamento de clientes e possibilitar a compreensão de quais são os seus desejos e demandas para permitir antecipá-los. 

Por outro lado, a sigla CRM também é utilizada para definir o software de gestão de empresas utilizado para auxiliar colaboradores da área de vendas a fazer um melhor gerenciamento de carteira de clientes. Ou seja, CRM ainda é o termo utilizado para definir a ferramenta que permitirá desenvolver e facilitar a prática de uma estratégia de CRM efetiva nas empresas. 

Este software será o meio para armazenar dados relevantes para a empresa e equipes comerciais e de marketing sobre clientes e potenciais consumidores. Porém, não deve ser considerada apenas uma solução sofisticada para registrar informações de compradores. 

O CRM é uma ferramenta valiosa que possibilitará realizar o controle de vendas, propostas enviadas, prospecções realizadas, entre outros inúmeros benefícios. 

Por que ter um sistema de CRM ajuda a vender mais?

Como já mencionamos, o uso do sistema de CRM é a solução para organizar e garantir um processo de vendas mais assertivo. Isso porque possui funcionalidades que vão permitir ações que resultam no fortalecimento do relacionamento com os clientes. Mas, como isso vai contribuir com os resultados do negócio? 

A  resposta é atrativa para qualquer empresa: contar com um sistema de CRM ajudará a vender mais. Agora, entenda porquê: 

Fideliza clientes

O CRM irá concentrar a gestão da relação entre a marca e o consumidor, registrando informações que vão possibilitar identificar comportamentos desses compradores. Assim, é possível promover ações personalizadas que gerem boas experiências. 

Lembra-se que no início até comentamos que antecipar demandas que o comprador tenha é um caminho para conquistá-lo? E é mesmo, pois com isso ele se sente próximo da marca e valorizado. Mas, para isso, é necessário conhecer bem o cliente. Portanto, nada mais indispensável do que ter registrado o histórico dele com a sua marca. 

E clientes satisfeitos resultam em consumidores fiéis que irão priorizar o seu negócio quando precisar de produtos ou serviços que oferece, gerando assim, mais vendas. 

Permite efetuar vendas cruzadas

Outra ação possibilitada pelo conhecimento do comportamento do consumidor, e que impacta em mais resultados, é a realização de vendas cruzadas. Pois sabendo quais os últimos itens adquiridos pelo cliente, você tem dados para identificar produtos ou serviços relacionados para oferecer a ele.

Praticar upsell

Conhecer bem o comportamento do cliente também permitirá adotar a estratégia de upsell, usada para conquistar mais vendas. A técnica consiste em incentivar os compradores a adquirir uma versão mais atual, com características melhores ou mais completas do serviço ou produto que ele demonstrou interesse. 

Dados para tomadas de decisões

Outro ponto que irá favorecer o aumento de resultados do negócio, permitido pelo uso de CRM, é a utilização de dados para tomadas de decisões. Afinal, o uso de um sistema para registrar os processos realizados garantirá mais segurança para aproveitar as informações coletadas. 

Com isso, diminuem as chances de erros e as decisões de melhorias ou novos direcionamentos serão mais assertivos.

Sistema de CRM e plataforma de atendimento: o que faz cada um?

Se melhorar o relacionamento com o cliente é uma necessidade do seu negócio, buscar uma solução tecnológica para contribuir nos processos para garantir uma boa experiência ao consumidor é o caminho. 

Para isso, há diferentes alternativas. Como já vimos, o CRM é a ferramenta que atua de forma inteligente para otimizar e aprimorar todas as etapas do processo de vendas. E há também as plataformas de atendimento ao cliente, que vão permitir ter uma comunicação assertiva com o cliente e os demais públicos do negócio.

No fim, o objetivo será sempre estar mais próximo e cuidar bem do cliente. As automações de tarefas e processos para aumentar a produtividade de equipes e ampliar resultados serão ganhos em ambas, mas as soluções cumprem atividades diferentes. 

Confira algumas funcionalidades de cada uma: 

Funcionalidades comuns em um CRM

  • Gestão de dados de clientes
  • Centralização de base de dados de clientes
  • Captura de dados
  • Fornecimento de recomendações

Funcionalidades comuns em uma plataforma de atendimento

  • Centralização de canais de comunicação
  • Envio ativo de mensagens
  • Atendimento automatizado com chatbots
  • Dashboards para monitoramento de desempenho de equipe de atendimento

 

Como pode perceber, são funcionalidades que se complementam. Assim, podemos concluir que o ideal para qualquer negócio que quer um relacionamento de excelência com o cliente, é aliar ambas as soluções para aprimorar seus processos e conquistar melhores resultados.

Ploomes: a solução de CRM para otimizar seu negócio!

Enfim, as plataformas de CRM estão entre as soluções tecnológicas mais relevantes para as empresas. E para confiar o processo de controlar toda a jornada do cliente do seu negócio e garantir que as etapas do funil de vendas serão cumpridas de forma efetiva, é fundamental escolher bem a ferramenta que irá fazer a gestão do relacionamento com o seu cliente. 

Para isso, conheça o Ploomes, sistema da maior empresa de CRM latinoamericana. A solução é capaz de englobar toda a operação comercial do seu negócio e automatizar da melhor forma o dia a dia dos vendedores. 

Saiba mais sobre o Ploomes.

 

 

 

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