A Black Friday vem aí e com ela a necessidade de adotar estratégias específicas na hora de lançar promoções aos clientes. Imagine que o mercado está concorrido e a estratégia certa pode contribuir para tornar as ofertas mais atrativas, gerar mais satisfação e, consequentemente, mais vendas.
Afinal, todo cliente adora uma promoção e essa pode ser uma boa hora para atrair novos consumidores, expandindo o conhecimento da sua marca entre o público. Aliás, não só na Black Friday, mas aproveitando datas o ano inteiro. Em meio a um cenário de mercado competitivo, preparamos algumas dicas para você se destacar na hora de promover o lançamento de promoções.
Primeiro passo: planeje-se!
Antes de lançar qualquer promoção, é importante que você entenda qual é o objetivo da sua empresa neste determinado momento. Muitos negócios aqui colocam o fator desconto e lucro em primeiro lugar, mas desconsideram outros pontos igualmente relevantes. Por exemplo, seu principal foco com a campanha é vender produtos parados no estoque, atrair novos clientes ou promover alguma coleção? Para cada meta, uma ação diferente.
Assim, tendo o seu objetivo definido, você poderá fazer uma escolha mais sábia de qual oferta é mais estratégica no momento. Lembre-se de utilizar dados concretos para a tomada de decisão, principalmente relacionado ao comportamento do cliente. Relacionar-se de maneira personalizada com o cliente é uma exigência e tendência dos próprios.
Promoções: uma boa estratégia traz muitas vantagens
Todo cliente fica empolgado quando tem promoção. É uma oportunidade para levar o produto que ele deseja por um preço menor e, até mesmo, para encher mais ainda o carrinho de compras.
Aliás, vale a pena pensar que não só o preço importa aqui, mas qual a entrega de valor do seu produto com uma condição especial para o cliente. A promoção não deve seguir uma fórmula de bolo e, por isso, é tão importante definir a estratégia mais adequada para a sua empresa.
Lembre-se que o importante de uma promoção não é somente a venda dos produtos, mas como atrair novos clientes, como reter os antigos, aumento do alcance de visualização da marca, satisfação com a experiência e mais. É isso o que significar ter estratégias para te guiar nas definições das ações.
Dicas: quais estratégias usar no lançamento de promoções?
Abaixo, listamos algumas estratégias que você pode usar no lançamento de promoções. Essas ações podem ajudar você a alcançar um número maior de seguidores, além de contribuir para o relacionamento com o cliente. Confira:
1. Ofereça frete grátis
Uma boa promoção pode vir acompanhada de um frete grátis, que pode abranger todo o site ou apenas os produtos que estão na campanha de desconto. É importante também, confirmar o seu estoque e avaliar qual é a forma mais vantajosa para você.
Inclusive lembre-se de averiguar se o produto chegue ao destino solicitado pelo cliente na data prevista. Até porque, isso reflete diretamente no sentimento de segurança do comprador e gera uma avaliação mais positiva.
Não pense nessa estratégia como gasto de recursos, considerando que muito provavelmente sua empresa investirá no pagamento desses fretes, mas sim, como a possibilidade de mais pessoas conhecerem e se fidelizarem a sua marca.
2. Inove nas promoções em datas comemorativas
Não só de Black Friday vive o calendário do varejo… Aliás, muitas datas comemorativas são também ansiosamente aguardadas pelos consumidores. Em meio à concorrência, sua loja deve se destacar e chamar a atenção dos usuários, realizando o atendimento de prontidão e de forma personalizada. Mais pra frente falaremos disso, OK?!
Uma boa alternativa é visualizar o calendário e já se programar para as datas comemorativas. Por exemplo, veja o seu estoque e elabore kits estrategicamente para o Dia das Mães, Black Friday, Natal, entre outros momentos.
3. Feche parcerias com influenciadores digitais
Se você já explora o mundo das redes sociais com sua marca, considere uma estratégia voltada aos influenciadores digitais. Hoje em dia, esse é um meio que impacta diretamente nas escolhas dos seus seguidores, tanto para alcance de marca, quanto para consideração de compra.
Quando um usuário assiste algum conteúdo relacionado ao seu produto ou serviço sendo usado por um influencer, certamente ele ficará atraído pela sua loja, principalmente a nível local.
Assim como falamos, isso também favorece a consolidação da identidade da sua marca, que passará a ser mais vista e reconhecida. Investir em parcerias pode gerar mais visualizações e aumentar o lucro durante uma campanha de promoções.
4. Defina estratégias para oferecer desconto progressivo
Se você e sua equipe acreditarem que a estratégia de descontos vale a pena, considere a opção de progressividade. Ou seja, quanto mais produtos o cliente levar, mais desconto ele poderá receber.
Essa é uma excelente estratégia para incentivar o consumidor a encher mais o carrinho, possibilitando que ele conheça e se encante por mais produtos. Assim, dessa forma, o desconto progressivo é uma forma de maximizar o valor gerado por cada cliente e aumentar o ticket médio (valor médio de vendas por cliente) da sua empresa.
5. Crie promoções exclusivas para os clientes fiéis
Um cliente fiel vira um defensor da sua marca. Além de comprar o seu produto, ele também pode indicar a sua loja para os amigos e familiares, expandindo as suas oportunidades de comercialização, por isso manter esses clientes atentos a sua marca é tão importante.
Aliás, você sabia que vender para um cliente atual é mais barato do que conquistar novos clientes? Uma pesquisa publicada pela Harvard Business Review afirma que adquirir novos clientes pode custar de 5 a 25 vezes mais do que reter os clientes existentes. Além disso, aumentar a taxa de retenção de clientes em 5% pode elevar os lucros em 25% a 95%, dependendo do setor.
Como se ser barato já não fosse uma vantagem suficiente, ainda é mais fácil. Segundo uma pesquisa do Marketing Metrics, a probabilidade de vender para um cliente existente é de 60% a 70%, enquanto a chance de vender para um novo cliente é de apenas 5% a 20%.
Enfim, devemos sempre pensar em como encantar os nossos clientes para termos boas avaliações e incentivá-los a voltarem a comprar conosco. Portanto, ofereça cupons de desconto exclusivos para os seus clientes mais próximos. Essa atitude fortalece o relacionamento entre o vendedor e o comprador. Mas lembre-se que essa definição tem que estar em concordância com suas estratégias.
Com uma plataforma omnichannel, é possível acessar o histórico de compras e contatos dos clientes e oferecer condições especiais personalizáveis para cada um. Aumentando, assim, a chance de vendas e aumento de lucratividade.
6. Não deixe o cliente esperando
Durante o período de campanha com promoções, mais consumidores podem entrar em contato com você, aumentando a sua fila de espera. E nós sabemos que uma pessoa pode perder o interesse em sua loja caso demore a atendê-la.
Diante disso, fique atento aos seus canais de atendimento para não deixar ninguém esperando e adote as medidas necessárias para garantir a agilidade e qualidade de atendimento.
Como já citamos anteriormente, uma plataforma omnichannel é perfeita para otimizar o desempenho da equipe de atendimento e agilizar o contato prestado. Isso porque é possível centralizar todos os canais de comunicação em um único lugar, além de programar chatbots para responderem dúvidas frequentes instantaneamente.
Neste cenário, a Neppo se destaca como uma solução que auxilia as empresas a aumentarem suas vendas e se destacarem no mercado quanto à experiência do cliente. Clique aqui e conheça mais sobre a empresa do grupo Sankhya.