Não basta vender mais na Black Friday: é preciso vender direito

E como em um déjà vu, chega mais uma Black Friday para movimentar o mercado brasileiro e global. Meses antes, e talvez até ano antes, as grandes marcas já começam a se preparar para aquela que promete ser a data de maior lucro para as empresas. Equipes são direcionadas, estratégias são definidas, planejamentos desenhados e ações postas em prática. E como fazer um gol sem goleiro, os consumidores já estão posicionados com suas carteiras abertas, prontos para agarrar a melhor oferta.

Tá, mas o que é que te diferencia? Qual argumento te deixará à frente da grande marca líder de mercado? Qual é a oferta que brilhará os olhos do seu consumidor? A verdade é que, claro, a Black Friday é importantíssima para vender mais, mas o “pulo do gato” está em perceber a data como uma oportunidade de vender direito.

Ou seja, já antecipar o que acontecerá depois do grande evento. O objetivo de qualquer negócio não deve ser apenas vender mais, mas vender de forma estratégica, conquistando a fidelidade do cliente e garantindo, assim, um relacionamento duradouro – lê-se: oportunidade de vendas o ano todo.

Afinal, sejamos sinceros, vendas rápidas podem gerar receita no curto prazo, e estamos falando aqui da Black Friday, tudo bem, mas pense nisso em todas as datas comemorativas ao longo do ano. Um cliente fidelizado traz retorno constante.

Neste artigo, vamos abordar três dicas essenciais para você não só vender mais na Black Friday, mas também garantir que esses clientes se lembrem da sua marca sempre. Continue lendo!

1. Entregue valor para além do preço

Durante a Black Friday, o preço é o principal fator de atração, mas uma vez que o cliente realiza a compra, o que vai mantê-lo interessado no seu negócio não é o desconto, e sim a experiência que ele vivenciou, além da satisfação com o produto/serviço. Muitas empresas cometem o erro de focar apenas em reduzir preços, sem pensar na experiência de compra e no valor percebido pelo cliente.

Tá, mas afinal, como melhorar a experiência de compra?

  • Ofereça suporte rápido e eficiente: durante a Black Friday ou outras datas promocionais, muitas dúvidas e problemas podem surgir, e uma resposta rápida e eficaz faz toda a diferença. Investir em atendimento omnichannel, ou seja, ter uma ferramenta que centralize seus canais de comunicação para tornar mais eficiente o desempenho da equipe, pode garantir que o cliente entre em contato com você pelo canal de escolha dele, gerando uma percepção de maior proximidade com sua marca.
  • Seja claro e transparente: evite armadilhas e termos complicados nas promoções. Um cliente que se sente enganado dificilmente voltará a comprar. A clareza nos detalhes da oferta, como prazos de entrega, política de trocas e garantias, é crucial para construir confiança.
  • Personalize o atendimento: uma das principais tendências para 2024 é a personalização das ofertas e comunicações. Portanto, considere utilizar as informações coletadas de comportamentos e histórico de contato para personalizar o diálogo com o cliente. Além disso, ofereça produtos complementares ou promoções exclusivas baseadas no histórico de compra, e envie mensagens de agradecimento personalizadas, mostrando que seu negócio valoriza mais do que uma simples transação.

Entregar uma experiência memorável e personalizada é um dos primeiros passos para garantir que o cliente retorne, mesmo sem os descontos agressivos da Black Friday.

A Neppo é uma empresa que se destaca no mercado com a solução omnichannel. Fazendo parte do grupo Sankhya e com a experiência de 15 anos desenvolvendo soluções para comunicação empresarial, a plataforma Neppo oferece a possibilidade de aumentar as vendas, melhorar o atendimento e automatizar toda a comunicação com o cliente. Conheça mais sobre a Neppo clicando aqui.

2. Tenha um pós-venda de excelência depois da Black Friday

O relacionamento com o cliente não termina com a venda. Na verdade, o pós-venda é uma das etapas mais importantes para fortalecer a fidelização. Durante a Black Friday, é comum que os consumidores comprem por impulso. Então, como evitar que esses clientes sumam após o evento? A resposta está em um pós-venda impecável.

Uma informação importante é que clientes fiéis não só aumentam seu lucro, mas proporcionalmente também te fazem economizar. Segundo uma pesquisa do Marketing Metrics, a probabilidade de vender para um cliente já existente é de 60% a 70%, enquanto a chance de vender para um novo cliente é de apenas 5% a 20%.

Algumas dicas para te guiar por um pós-venda eficaz:

  • Comunicação contínua e relevante: após a compra, mantenha contato com o cliente. Envie um e-mail de agradecimento e informe sobre o andamento da entrega. Após o recebimento do produto, uma mensagem de follow-up perguntando se tudo chegou como esperado e oferecendo ajuda para qualquer eventualidade disponibilizando os canais de atendimento. Aliás, aqui vale voltar no ponto da solução omnichannel para dizer que essa comunicação pós-compra pode ser programada para acontecer automaticamente, inclusive por outros canais como WhatsApp, por exemplo. Além da comunicação básica, desenvolva um fluxo para alimentar esse cliente com novas ofertas, apresentação da marca, posicionamento em datas importantes entre outros.
  • Facilidade nas trocas e devoluções: mesmo com grandes ofertas, o cliente ainda espera um atendimento de qualidade em caso de problemas com o produto. Um processo de troca ou devolução ágil, simples e sem burocracias é um fator decisivo para o retorno do cliente em futuras compras. E, claro, facilitar o contato do cliente com a sua marca é ainda um ponto mais importante.
  • Proporcione uma surpresa positiva: pequenos gestos podem ter um grande impacto. Uma embalagem especial, um cupom de desconto exclusivo para a próxima compra, ou até mesmo uma simples mensagem escrita à mão podem transformar a percepção do cliente sobre a sua marca. Esse cuidado extra pode ser o motivo que o fará escolher sua loja novamente. Gerar boas experiências em diferentes etapas é um diferencial de mercado, sem dúvida.

Lembre-se que um pós-venda bem estruturado vai além do básico. Ele surpreende, fideliza e mantém o relacionamento ativo, preparando o terreno para futuras interações.

3. Programas de fidelidade e engajamento

Como citamos anteriormente, manter a comunicação ativa com os clientes e proporcionar experiências personalizadas e boas são os primeiros passos para fidelizar os consumidores.

A Black Friday oferece uma oportunidade única para atrair uma quantidade maior de novos compradores conhecendo sua marca. No entanto, após o evento, muitos deles podem nunca mais retornar, a menos que sua empresa tenha uma estratégia ativa para mantê-los engajados.

Programas de fidelidade são uma excelente ferramenta para continuar a interação com esses clientes, oferecendo incentivos para que eles voltem a comprar.

Tá, isso já entendemos, mas como criar um programa de fidelidade eficaz?

  • Ofereça recompensas tangíveis: um bom programa de fidelidade deve ser fácil de entender, com recompensas que realmente atraiam o cliente. Pode ser um desconto cumulativo, pontos que se transformam em brindes, ou acesso exclusivo a futuras promoções. O importante é que o cliente perceba valor em continuar comprando com você.
  • Crie um senso de exclusividade: clientes fidelizados gostam de se sentir especiais. Ofereça benefícios exclusivos, como acesso antecipado a lançamentos de produtos, promoções VIP ou até mesmo eventos especiais. Essa sensação de exclusividade faz com que o cliente valorize a relação com a sua marca.
  • Promova o engajamento contínuo: não basta criar o programa e esquecer. Mantenha os clientes atualizados sobre as vantagens de serem membros e crie campanhas periódicas para incentivar a participação. Por exemplo, durante os meses que antecedem a Black Friday, envie ofertas especiais para membros do programa, incentivando a compra antecipada.

Um programa de fidelidade bem pensado não apenas retém os clientes adquiridos durante a Black Friday ou outras datas, mas também os transforma em promotores da sua marca, aumentando a chance de recomendação e retorno.

É hora da Black Friday fidelizar novos clientes

A Black Friday é uma excelente oportunidade para gerar receita rápida, mas o verdadeiro sucesso vem quando você consegue transformar os consumidores ocasionais em clientes fiéis. Oferecer uma experiência de compra memorável, investir no pós-venda e criar um programa de fidelidade são estratégias essenciais para garantir que os resultados de um único dia se transformem em um relacionamento duradouro. Afinal, não basta vender mais na Black Friday, é preciso vender direito.

Colocar tudo isso em prática só é possível com um planejamento antecedente ao evento e, principalmente, com as estratégias certas focadas no seu negócio. Para te ajudar a planejar todos os detalhes da Black Friday, a Neppo preparou um webinar gratuito com o tema “Os 5 pilares essenciais para uma Black Friday de sucesso: estruturando sua estratégia de vendas para 2024” e você pode participar do evento que acontece dia 24 de outubro, às 10h, direto pelo Youtube. Clique aqui e participe!

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