Chatbot na Black Friday: vantagens e dicas

A Black Friday já está sendo programada por muitas empresas e aqui vai uma tendência forte de mercado para esse ano: o chatbot é um recurso que deve ser usado para melhorar o atendimento e impulsionar as vendas. A data – tão aguardada pelo comércio e consumidores – está marcada para acontecer em 29 de novembro.

Pensando nisso, vamos explicar, ao decorrer deste texto, quais são as vantagens de usar um chatbot na Black Friday para potencializar a sua campanha e também como ele é um aliado para o ano todo. Confira!

O que é um chatbot?

O chatbot é um software que, tanto na Black Friday como em outras datas, vai lidar com a alta demanda de solicitações e diminuir a fila de espera para atendimento, aumentando a retenção, agilidade e a satisfação dos consumidores.

Você programa fluxos com respostas automáticas para direcionar os clientes na resolução de dúvidas frequentes ou no acompanhamento de uma compra, por exemplo.

Assim, com o uso do chatbot você pode automatizar o seu atendimento, estando disponível para oferecer uma conversa personalizada, com respostas rápidas e humanizadas, sem sobrecarregar a sua equipe.

Se você quer saber mais sobre fluxos de chatbots, clique aqui e leia o artigo que preparamos com o tema.

Qual a importância do chatbot na Black Friday?

Primeiramente, usar um chatbot na Black Friday, uma data conhecida por ter promoções relâmpagos e alta competitividade no comércio, é uma medida que vai contribuir para você conseguir atender mais clientes em menos tempo, aumentando as suas vendas e oferecendo uma boa experiência. 

Se uma empresa demorar a responder o cliente, provavelmente, ele vai buscar outra alternativa na concorrência. Por isso, devemos estar sempre disponíveis para atender de prontidão, com empatia e conhecimento do produto. Essa é uma das características que mais vão estar ao lado do chatbot no dia a dia, melhorando o seu atendimento como um todo. 

Quais são as vantagens de usar o chatbot na Black Friday?

O chatbot na Black Friday é um grande aliado para você aumentar a capacidade de atendimento, reduzindo a fila de espera e oferecendo autonomia para o cliente que pode ser atendido a qualquer momento.

Para explicar melhor sobre o uso do chatbot na Black Friday, listamos algumas vantagens de implementar essa ferramenta em seu negócio. 

1. Atendimento mais personalizado

O cliente se sente mais querido e engajado quando tem a percepção de que aquele atendimento é feito especialmente para ele. Sendo assim, o chatbot vai aumentar as chances de vendas e de fidelizar os clientes.

Com o uso de uma plataforma de atendimento que possibilita o uso dos chatbots, as informações de todos os canais de comunicação são reunidas e, além disso, o bot pode ser treinado para interpretar as interações anteriores e recomendar o produto pelo qual o cliente tem a preferência já que tem o histórico do consumidor por ter os dados centralizados.

    Ter uma estratégia em que o cliente é o centro das ações é fundamental para os negócios atuais. Segundo um levantamento da Forrester, 41% das empresas que priorizam decisões com base nos clientes têm, pelo menos, 10% de crescimento de receita. Em contrapartida, apenas 10% das empresas que não priorizam clientes atingem o mesmo resultado.

    Se você quiser saber mais sobre estratégia omnichannel, clique aqui e leia esse artigo.

    2. Aumenta o compartilhamento de promoções

    Durante a Black Friday, data conhecida pelos produtos ficarem mais baratos, é uma excelente estratégia compartilhar as promoções para atrair a atenção dos consumidores. 

    Essa é uma tarefa que pode demandar tempo para a sua equipe, mas o chatbot consegue rapidamente compartilhar as propagandas nos chats mais usados pelos clientes, deixando-os por dentro de todas as novidades. 

    Isso significa programar campanhas de marketing com disparos ativos em massa por e-mail ou WhatsApp. Alerte seus leads e clientes com informações relevantes diretamente no canal que eles mais acessam.

    3. Mais praticidade para a empresa e para o cliente

    Implementar o chatbot no seu negócio é uma medida que vai beneficiar não só você, mas também o seu cliente. O recurso atende várias pessoas ao mesmo tempo, otimizando o tempo da sua equipe e permitindo que os agentes atuem de forma mais estratégica.

    Assim, junte isso a praticidade do consumidor ter rapidamente o seu problema resolvido ou ser encaminhado diretamente para a área que ele deseja entrar em contato. Tudo isso automaticamente.

    Dicas para usar um chatbot na Black Friday

    Além das vantagens de usar o chatbot na Black Friday, que explicamos acima, a solução também permite que você impulsione a sua campanha com algumas estratégias. Veja alguns exemplos para aplicar:

    1. Ofereça assistência na jornada de compra

    Alguns clientes têm dificuldade de comprar pelo site ou aplicativo. Por isso, é fundamental oferecer assistência para o consumidor durante todo o contato dele com a sua marca, deixando-o confortável para conversar e efetuar a sua compra.

    O chatbot, com a capacidade de realizar vários atendimentos ao mesmo tempo, vai lidar com cada demanda de forma rápida e personalizada, sem deixar o cliente esperando por uma resposta, ou seja, conseguindo comprar instantaneamente.

    2. Lembre o cliente de finalizar o carrinho de compras

    Encher o carrinho e não finalizar a compra é um comportamento que acontece com frequência entre os consumidores. Para mudar essa situação, o chatbot pode enviar automaticamente um lembrete ao usuário para que ele volte ao carrinho e termine o procedimento. 

    Além da venda, essa atitude demonstra que a empresa se importa com o cliente, mantendo o contato. Essa abordagem tende a aumentar significativamente a taxa de conversão da sua empresa. 

      3. O pós-venda também é importante

      O chatbot pode ser utilizado para acompanhar os clientes após uma compra, enviando mensagens de agradecimento, por exemplo, ou propondo pesquisas de feedback para ajudar a identificar melhorias para a sua empresa.

      Além disso, ao programar um executor de rotina, o chatbot pode automaticamente enviar documentos como boleto e nota fiscal, além de status da compra diretamente pelo WhatsApp, facilitando o contato do cliente com a marca. 

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        Enfim, você não quer é perder a sua venda para a concorrência, não é mesmo?! Por isso, é preciso estar à frente e oferecer o melhor atendimento. E de vendas a Neppo entende muito bem!

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