O aplicativo gratuito de conversas instantâneas, Telegram, tem conquistado espaço entre os brasileiros e já está presente em 53% dos smartphones no país, de acordo com a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box, realizada pela Infobit. O canal se destaca por oferecer uma série de funções de segurança, ausentes em seus concorrentes e que tem atraído usuários. Os benefícios que são vantajosos até no uso do Telegram para negócios, que se ainda não utilizam a plataforma como um canal, devem passar a considerá-la em sua estratégia de comunicação. 

Além de ser mais uma possibilidade para receber contatos e ampliar a presença da marca, já é possível utilizar o Telegram para campanhas, pois o envio ativo de mensagens pelo canal já está disponível. O TM2 Digital, plataforma da Neppo da categoria Contact Center, solução Cloud, que é omnichannel e permite comunicação integrada por meio de diversos canais de comunicação, já é preparada para receber a integração do Telegram e promover o envio ativo por ele.

Saiba mais sobre o aplicativo

O Telegram é um aplicativo para troca de mensagens, que possibilita a criação de grandes grupos, envio de mídias, como áudios, fotos e vídeos. Em algumas funções, o canal sai na frente em relação aos seus concorrentes, entre elas é o tamanho de arquivos que podem ser compartilhados entre usuários. No Telegram, arquivos de até 2 GB podem ser enviados e estes ficam armazenados na nuvem do aplicativo para sempre, enquanto no principal concorrente, o WhatsApp, os arquivos devem ter no máximo 100 MB e não ficam na nuvem por tempo ilimitado. Outro destaque dado ao Telegram é em relação às funcionalidades de segurança, que são:

  • Proteger chats individuais com senha;
  • Bloquear capturas de telas em mensagens;
  • Envio de mensagens que se autodestroem.

 

Como utilizar o Telegram para negócios

Sabendo da ampliação do uso da plataforma, as vantagens que oferece para o compartilhamento de grandes arquivos e a possibilidade de conversar com mais segurança, pensou em utilizar o Telegram como uma ferramenta empresarial? Uma importante funcionalidade para impulsionar marcas e divulgar produtos e serviços é o envio ativo de mensagens, que já pode ser realizado através do aplicativo, inclusive utilizando o TM2 Digital, a plataforma multicanal e omnichannel da Neppo.

Fazer campanhas por meio do Telegram pode representar uma economia de tempo e recursos financeiros, pois no aplicativo é possível realizar a automação de conversas, por meio de chatbots. Além disso, o processo de envio ativo é simplificado, não havendo a necessidade de aprovar mensagens e imagens a serem compartilhadas com o usuário previamente, diferente de concorrentes. Os recursos financeiros também são poupados por, atualmente, não haver a cobrança de taxas pelo aplicativo, para envio ativo de mensagens. A presença de marcas no app ainda não é muito grande, o que pode ser positivo para empresas, tendo em vista que a concorrência atual é menor.

Outra dica para incrementar a sua comunicação utilizando o Telegram, também aproveitando a possibilidade do envio ativo facilitado, é aplicá-lo para conversas internas, com equipes da organização. Muitas empresas já utilizam a plataforma como o canal oficial para troca de arquivos e conversas sobre assuntos do negócio, com a ideia de promover uma separação do profissional do que é pessoal, já que conversas com amigos e familiares geralmente são mais concentradas no WhatsApp. Além disso, as funções de segurança disponibilizadas podem ser interessantes para compartilhamento de informações que demandam mais sigilo. O que acha?

Tem interesse em implementar o Telegram como um canal da sua empresa ou ampliar o uso do aplicativo? Converse com nossa equipe e conheça como o TM2 Digital pode otimizar o atendimento online da sua empresa.

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