Como usar a tecnologia para reduzir o absenteísmo em instituições de saúde?

Como usar a tecnologia para reduzir o absenteísmo em instituições de saúde?

As faltas a consultas ou procedimentos agendados sem qualquer comunicação prévia pelo paciente geram grandes impactos às instituições de saúde. Estudos já publicados no Brasil, indicam que no Sistema Único de Saúde (SUS), as taxas de absenteísmo chegam a 25%, o que resulta na redução da produtividade e perda da eficiência clínica e da gestão.

Para evitar prejuízos causados pela ausência nos agendamentos, uma medida adotada por instituições de saúde é a confirmação de consultas e procedimentos programados mediante contato com pacientes, principalmente pelo WhatsApp, aplicativo utilizado diariamente por 93% dos brasileiros, segundo a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box. O uso desta forma de contato tem grandes chances de ser eficiente, tendo em vista que entre as razões para as faltas estão o esquecimento e a falha na comunicação entre o serviço e o usuário.

Diante deste cenário, a implantação de uma ferramenta que incremente o atendimento oferecido pelo aplicativo pode otimizar a interação com clientes e até mesmo automatizar o processo de confirmação de consultas e procedimentos feito com pacientes. O TM2 Digital, plataforma omnichannel desenvolvida pela Neppo, moderniza o processo de comunicação de empresas oferecendo atendimento inteligente e personalizado, sem restrições de horários e concentrando todos os canais em apenas um sistema. É possível agendar envios de mensagens customizadas e fazer a integração com sistemas de gestão que concentrem dados e agendas de clientes. Com isso, por meio do estabelecimento de parâmetros na plataforma, rotinas como a confirmação de atendimentos, podem ser automatizadas conforme a necessidade do estabelecimento. Além disso, outra vantagem, é estabelecer bots para automatizar as respostas para contatos recebidos, agilizando o retorno, um fator fundamental para a satisfação do cliente.

Quer saber mais sobre a plataforma? Conte com nossa equipe comercial! Fale conosco pelo telefone/WhatsApp: (34) 4003-9128

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *